setembro 8, 2025 15:35

Portadores de transtornos psíquicos poderão ser acompanhados por animal para assistência emocional

Os portadores de transtornos psíquicos terão assegurado o direito de companhia animal para assistência emocional nos estabelecimentos públicos estaduais, privados e meios de transportes. É o que determina o Projeto de Lei nº 213/2022 em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A matéria é de autoria do deputado Tony Medeiros (PL).

A proposta determina que o direito ao acompanhamento por animal de assistência emocional nos meios de transporte se aplica:

I – À rede de transporte público estadual, incluindo ônibus e demais veículos que integrem a rede;

II – Ao transporte privativo, qualquer que seja o meio, devendo ser observado pelas empresas que operem, detenham sede ou filial no Amazonas.

O portador de transtornos psíquicos deverá estar munido de declaração médica que ateste a sua condição e que informe a necessidade de acompanhamento por animal de assistência emocional, especificando a espécie. O animal de assistência emocional deverá estar devidamente identificado, de modo que seja possível relacioná-lo com a declaração médica.

Aos estabelecimentos e empresas privadas, o descumprimento ao disposto nesta Lei acarretará a imposição de multa entre 50 e 500  vezes o valor da Unidade Fiscal de Referência (Ufir), a ser graduada de acordo com a gravidade da infração, o porte econômico do infrator, a conduta e o resultado produzido.

Tony Medeiros afirmou, em sua justificativa, que a propositura garante que uma pessoa com transtornos mentais tenha pleno acesso com o cão de suporte emocional em locais públicos ou privados de uso coletivo. Também determina que a entrada está autorizada em qualquer meio de transporte público e estabelecimentos comerciais.

“É cientificamente comprovado que ter um pet ou animal de estimação em casa ajuda consideravelmente a redução de sintomas de ansiedade, estresse e depressão. Segundo dados de um estudo elaborado pela Human Animal Bond Research Institute (Habri) com 2 mil pessoas com pets, 74% relataram uma melhora na saúde mental em decorrência da relação com seu animal de estimação e 75% relatam melhora da saúde mental de um amigo ou familiar devido a presença de um pet”, ressaltou.

Na avaliação do parlamentar,  a presença de um animal também contribui para a diminuição da sensação de solidão, pode ajudar com a autoestima, contribuindo para transmissão de sensação positiva e inúmeros benefícios ao organismo do ser humano.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!