Roraima – Eleito em 2018 sob a forte promessa de fazer reforma administrativa, reduzir o número de secretarias e jamais permitir a influência de políticos na ‘máquina pública’, o governador de Roraima e pré-candidato à reeleição Antonio Denarium (PP) caiu em descrédito entre os empresários influentes do Estado e sofre com a debandada.
Em menos de um mês, por exemplo, Denarium perdeu o apoio dos empresários Antonio Parima e Júnior Goiana, que participaram ativamente do projeto de eleição em 2018. Parima fez questão de divulgar uma carta aberta, autenticada em cartório, informando sobre o seu rompimento com Denarium.
Parima deixou claro que estava insatisfeito com as alianças políticas que o governador estava fazendo de olho nas eleições deste ano. Um dia após Antonio Parima anunciou apoio a pré-candidatura de Teresa Surita ao governo de Roraima.
Nessa quinta-feira, 5, Antonio Denarium perdeu mais um dos fortes aliados na classe empresarial. O dono da rede de supermercados Goiana, Júnior Goiana passou a apoiar e incentivar a pré-candidatura de Teresa Surita. Segundo fontes, Júnior também estava completamente decepcionado com a gestão Denarium.
Segundo fontes palacianas, o governador está desesperado e tenta a todo custo manter os poucos empresários que ainda estão ao seu lado. Contudo, a expectativa é que mais empresários abandonem o governador nos próximos meses.
Acordos
Ainda segundo fontes, a insatisfação da maioria dos ex-aliados é com relação aos atuais alinhamentos do governador com políticos como Hiran Gonçalves (PP), Mecias de Jesus (Republicanos), Chico Rodrigues (União Brasil), Telmário Mota (Pros) e o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio.
Curral eleitoral
A forte influência desses políticos em diversas secretarias do Estado seria um dos grandes motivos da insatisfação. Em muitas das pastas do governo, políticos com mandato ‘mandam e desmandam’, segundo corre nos bastidores. Mecias de Jesus, por exemplo, é conhecido por indicar pessoas para cargos comissionados na Caer.
Além disso, nos últimos meses, o governador buscou apoio dos deputados estaduais aliados para ir de encontro a promessa de campanha e aumentar o número de cargos comissionados e secretarias. Na Assembleia, inclusive, todas as ordens de Denarium passam e são aprovadas sem dificuldades.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil