O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), apresentou requerimento indicativo ao governador Wilson Lima (União Brasil), solicitando que o 2º Pelotão da Polícia Militar de Apuí (a 455 quilômetros de Manaus) deixe de ser comandado pela companhia independente da cidade vizinha, Humaitá.
Roberto Cidade afirmou que o objetivo é reforçar a segurança na região e que o quantitativo de policias militares que atendem Apuí, muitas vezes, termina por ser insuficiente para a demanda.
De acordo com o parlamentar, além de fazer as rondas ostensivas, os PMs também são responsáveis pela segurança dos patrimônios públicos, aumentando as demandas do quadro funcional que, atualmente, apresenta déficit no quantitativo.
Na avaliação do deputado a instalação de uma companhia independente facilita até as parcerias dos poderes estadual e municipal permitindo melhorias na segurança pública do município. “O Governo do Estado vem reforçando o efetivo policial por meio de concursos públicos. No entanto, o Amazonas é muito grande e essa demanda ainda não foi suprida com a necessidade que requer, por isso a minha indicação. Hoje, o 2º pelotão da Polícia Militar é subordinado à Companhia Independente do Município de Humaitá e o quantitativo, muitas vezes, é insuficiente. A instalação de uma Companhia Independente de Polícia Militar no município de Apuí, por meio de uma parceria dos Poderes Estadual e Municipal, permitirá melhoria na segurança pública da cidade”, ressaltou.
Da Redação O Poder, com informações da assessoria
Foto: Acervo O Poder