Na Sessão desta terça-feira, 5, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o presidente David Reis (Avante) afirmou que uma “palmada” é o que está faltando na sociedade. O comentário foi feito após o vereador Caio André (PSC) dizer que ficou assustado com o volume de atendimentos voltados para jovens que um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realiza e a necessidade de ter mais locais para o cuidado com a saúde mental.
“Somos de uma época em que o respeito familiar era muito maior e isso tem se perdido ao longo dos anos. Sou de uma época em que o pai e a mãe só corrigiam com o olhar. Acredito que estamos precisando, nos dias de hoje, de mais autoridade daqueles que podem exercê-la”, criticou. “Lembro-me que no dia em que a mamãe não me batia, não tinha sono. Isso não me mudou, não me causou problema nenhum. Ela dizia ‘vai dormir’ e o sonho vinha. Eu já estava sonhando quando estava terminando a terceira palmada”, comentou.
O pensamento de que pessoas desenvolvem doenças como a depressão, por exemplo, por falta de “palmadas” e “surras” na fase da infância é um dos mais comuns e errôneos na atualidade. A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança, atinge cerca de 350 milhões de pessoas no mundo e o acompanhamento médico, feito por psicólogos e psiquiatras, é essencial para evitar a piora dos sintomas.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM