abril 17, 2025 12:22

Amazonas Energia poderá pagar multa aos consumidores

A Amazonas Energia deverá pagar multa indenizatória aos consumidores na hipótese de falha de energia elétrica no Amazonas. É o que determina um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), de autoria do deputado Fausto Júnior (União Brasil).

A proposta determina que a falha no fornecimento de energia elétrica sujeitará a empresa concessionária ao pagamento de multa indenizatória ao usuário final, pessoa física ou jurídica, diretamente prejudicado.

A multa indenizatória de que trata o artigo 1º da lei será fixada no equivalente a cinco vezes a média do consumo do usuário, considerado o intervalo de tempo em que ocorrer falha no fornecimento de energia, e terá como base de cálculo o consumo dos últimos seis meses.

A matéria diz, ainda, que não incidirá a multa prevista nos seguintes casos:

I – Quando a interrupção do fornecimento de energia elétrica se der em razão de caso fortuito ou força maior;

II – Quando a interrupção for causada por insuficiência técnica no interior da propriedade do usuário final.

O valor referente à multa indenizatória será compensado como crédito na fatura de consumo do usuário. Fausto Júnior afirmou que o artigo 22, da Lei Federal nº 8.078/1990, Código de Defesa do Consumidor, garante o fornecimento, pelas concessionárias, de serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos. Ademais, nos casos de descumprimento dessa obrigação, as pessoas jurídicas serão compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, como previsto.

“Não são poucas as queixas dos usuários nas diversas regiões do Amazonas. Observa-se que o estabelecimento da referida multa, inclusive, tem por objetivo criar mecanismo impositivo para que as concessionárias realizem o investimento necessário nas redes elétricas, evitando que ocorra falha na prestação desse serviço essencial pela falta de uma adequada manutenção”, ressaltou.

A matéria vai tramitar nas comissões especiais da Aleam e deve ser votada após o recesso parlamentar.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

RR: Calote milionário de Denarium deixa 14 mil alunos sem transporte escolar

Empresários do setor de transporte escolar do estado de Roraima expõem um endividamento generalizado por parte do governador Antonio...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!