novembro 23, 2024 17:43

Bancada coletiva pode ser eleita pela primeira vez no AM na eleição de 2022

Ainda pouco conhecida pelos eleitores amazonenses, as candidaturas coletivas estão crescendo desde a última eleição, ocorrida em 2020, para prefeitos e vereadores. No pleito deste ano, o Amazonas pode eleger, pela primeira vez na história, um candidato com proposta de mandato coletivo para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ou na Câmara Federal.

De acordo com o novo modelo, a candidatura coletiva pode ser composta por mais de um grupo com três ou mais integrantes que, se eleitos, irão dividir a mesma vaga de deputado, bem como o salário e as reponsabilidades. A dinâmica de trabalho é dividida entre os componentes da bancada coletiva, podendo apresentar projetos juntos ou de forma intercalada e fazendo votações em decisão conjunta na Aleam ou na Câmara.

Pioneiras no sistema

O pioneirismo no sistema de mandato compartilhado ficou para a Bancada das Manas do Psol na eleição municipal de 2020, quando registraram mais de 7 mil votos, mas não conseguiram se eleger por falta de quociente eleitoral que, à época, era de 23 mil votos. A candidatura coletiva era composta por Alessandrini Silva (Advogada), Michele Andrews (produtora cultural), Val Fontes (administradora), Marklize Siiqueira e Patrícia Andrade (líder comunitária).

A volta da Bancada das Manas

Na eleição de 2022, a bancada das Manas, que trocou de partido e vai disputar a candidatura coletiva pelo PCdoB, vai tentar voos mais altos na disputa por uma das 24 vagas para deputado estadual na Aleam. O Partido Comunista do Brasil também lançou como opção a Chapa Coletiva da Juventude.

Patriotas

O Patriotas é o partido com o maior número de candidaturas coletivas para deputado estadual com três registros na Justiça Eleitoral para o pleito deste ano. Entre os mandatos coletivos estão as chapas dos Bombeiros e da Segurança. Na lista estão com Coronel Andrei e Coronel Navarro e Jonatha.

Ainda para deputado estadual, o PL registrou a candidatura coletiva Dr. Felix e Bancada Ativista.

Deputado federal

Para deputada federal, a Bancada Delas, que vai disputar a eleição pelo PSD, promete fazer a diferença na política brasileira e representar bem o Amazonas e a força da mulher amazonense na Câmara Federal. Composta por quatro agentes tutelares – Kiky Anjos, Adelyane Lobato, Rosária Bernardino e Marinez Paz – elas estão firmes e fortes na campanha eleitoral.

Kiki Anjos explicou que, embora apareça no registro da Justiça Eleitoral somente a sua foto e o número, todas as companheiras estão regularizadas e se for eleita deputada federal vai fazer um mandato em conjunto com o time. “Eu, Kiky, represento a Zona Sul, a Adelyane, a Zona Centro-Oeste, a Rosária a Zona Leste e a Marinez a zona rural. Quatro amigas conselheiras tutelares que trabalham juntas há muito tempo e resolveram levantar a bandeira da infância e da juventude ao defender a violação de crianças e adolescentes. Estamos sempre conversando e resolvemos sempre tudo em colegiado e toda decisão não será tomada apenas por mim, que estou com a foto na urna, mas como serão os projetos e como vamos fazer quando chegar em Brasília sempre falando a mesma linguagem e com o mesmo objetivo”, ressaltou.

Bancada mista

O Patriota também registrou para federal três chapas na candidatura coletiva, entre elas uma chapa mista (composta por homens e mulheres) denominada Carlos Felix e Bancada Mista, além da Tânia e Bancada da Causa Animal e Tânia e conselheiros tutelares.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!