Roraima – O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) condenou Dennis Pinho da Silva, assessor especial da Companhia Energética de Roraima (CERR), por propaganda eleitoral antecipada e fake news contra Teresa Surita. A ação foi ingressada pela coligação Roraima Muito Melhor.
Considerado um dos principais propagadores de fake news contra os aliados do governador Antonio Denarium (PP), de quem sempre ganhou cargo comissionado desde o início da gestão, Dennis divulgou um vídeo, nas redes sociais, com claro objetivo de desqualificar Teresa Surita, candidata ao Governo pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
“Conheça o lado mal e perverso de Teresa Jucá”. É o tema do vídeo com conteúdo ofensivo e inverídico que os Denaristas tentam propagar em Roraima. A Justiça também obrigou o governador a retirar o vídeo das redes sociais.
O juiz Marcelo Lima de Oliveira, do TRE, determinou o pagamento de multa de R$ 5 mil. Conforme a decisão, está nítido que o comissionado praticou propaganda negativa, antecipada e também fake news. A decisão é dessa sexta-feira, 19.
“Ao analisar a mídia juntada aos autos nota-se, claramente, que a mensagem divulgada apresenta nítidos elementos que induzem tratar-se conteúdo falso ou, no mínimo, deturpado, caracterizando as abominadas “ Fake News”, tais como tom efusivo e associação de mensagem de cunho político e de veracidade questionável à pré-candidata Teresa Surita”, destaca o magistrado.
Remuneração
No cargo de assessor especial de diretoria da CER, Dennis Pinho da Silva tem remuneração bruta de R$ 5.030,94, conforme dados extraídos do Portal da Transparência da autarquia do mês de junho.
‘Redes à serviço de Denarium’
As redes sociais pessoais do servidor são utilizadas com regularidade para atacar os adversários políticos do governador Antonio Denarium (PP). Em uma breve pesquisa na manhã deste sábado, 13, a reportagem encontrou diversas postagens depreciativas contra Teresa Surita, Romero Jucá e o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB).
Da redação O Poder
Foto: Divulgação