Para garantir a sua candidatura ao Senado, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), apresentou o médico e proprietário da fazenda Juma, Doutor Paulo Cezar, para segundo suplente. O anúncio é feito após o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) negar o registro de candidatura de sua segunda suplente, Aldemara Kimura, por não comprovar a filiação ao PSDB.
De acordo com a declaração de bens, Paulo Cezar possui mais de 1,2 mil cabeças de gado, além de várias propriedades. O patrimônio é de, aproximadamente, R$ 18 milhões.
Em decisão publicada no mural eletrônico do TRE-AM na última quarta-feira, 7, a desembargadora eleitoral Carla Maria dos Santos decidiu indeferir o registro de Aldemara Kimura porque a candidata não conseguiu comprovar filiação ao PSDB. “O indeferimento do pleito em destaque é consequência da falta de filiação partidária, consoante demonstrado nos autos, a configurar-se em ausência de condição de registrabilidade”, determinou.
O TRE-AM seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral do dia 1º de setembro, que pediu o cancelamento do registro justamente porque a candidata não é filiada a um partido político. A decisão implica diretamente na aprovação do registro de Arthur Neto, uma vez que a chapa majoritária não pode ser aceita sem o candidato a segundo suplente.
Arthur Neto tinha o prazo até hoje, 12, para apresentar outro candidato ou a candidatura tucana seria negada.
Suplente discreta
A ex-segunda suplente de Arthur Neto, Aldemara Kimura, não vinha tendo o mesmo destaque que o tucano dá à Maria do Carmo Seffair, sua primeira suplente.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder