Roraima – A 20 dias das eleições, o deputado federal e presidente estadual do Solidariedade, Ottaci Nascimento, teve o registro de candidatura à reeleição indeferido pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
A decisão ocorreu durante sessão de julgamento, por videoconferência, realizada na manhã desta segunda-feira, 12. Com a maioria dos votos, foi decido pela não autorização da candidatura de Ottaci.
Durante a sessão, foram julgadas duas ações de impugnação de candidatura contra Ottaci, apresentadas pelo diretório estadual do partido União Brasil e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Ambos sustentam que o deputado está inelegível por ter sido condenado, em
decisão colegiada, por abuso de poder econômico nas eleições de 2020. À época, a sentença foi proferida pelo Juízo da 1ª Zona Eleitoral, em razão da distribuição de cestas básicas e brindes visando candidatura à Prefeitura de Boa Vista naquele ano.
Com tempo de 10 minutos para cada, o advogado do União Brasil, Alex Ladislau, e o procurador Regional Eleitoral, Alisson Fabiano Estrela Bonfim, reforçaram o pedido de impugnação da candidatura do deputado federal Ottaci.
O advogado do deputado, Sidnei Neves, fez a sustentação oral para defender o parlamentar e rebateu todas as acusações. Porém, ao final do julgamento, o Pleno do TRE-RR decidiu barrar a candidatura de Ottaci à reeleição.
Da Redação O Poder
Foto: Montagem