A 12 das Eleições Gerais de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) ainda tem 37 processos pendentes de julgamento e 26 indeferidos com recurso, somando 63 casos que devem ser analisados pela Justiça Eleitoral. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Um deles, por exemplo, é do candidato ao Senado pelo Agir, Pastor Peter, que não teve o registro de candidatura apreciado. Os suplentes Cândido Honório (Agir) e Coronel Itamar (Agir) também não tiveram a candidatura julgada. Candidatos a deputado federal e estadual do partido Pros também não foram julgados.
Já entre os indeferidos estão a candidata ao governo do Amazonas, Nair Blair (Agir), e de sua vice, Rita Nobre (Agir). A candidatura avulsa de Chico Preto (Avante) também deve ser julgada pela Justiça Eleitoral. Outro nome na lista é do ex-governador José Melo (Pros), que deve ter a candidatura apreciada.
Dentro do prazo estabelecido, 660 candidaturas foram registradas. Desse total, 83,94% foram deferidas, ou seja, 553 há candidaturas aprovadas. Os dados podem ser consultados em “Estatísticas de Candidatura”, no site da Justiça Eleitoral.
Ainda conforme os dados do TSE, 43 candidatos ficaram “no meio da corrida eleitoral”. Desse total, três candidatos tiveram seu registro cancelado, 13 renunciaram e 27 foram indeferidos pela Justiça Eleitoral.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Divulgação