dezembro 29, 2025 17:00

Presidente Joe Biden liga para Lula parabenizando pela vitória nas eleições no Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden,  ligou na tarde desta segunda-feira, 31,  para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de parabenizá-lo pelo resultado das eleições, Biden também conversou com Lula sobre a “força das instituições democráticas”, em referência ao receio de que o governo Jair Bolsonaro (PL) não respeitasse o resultado das eleições.

Durante a ligação, que durou cerca de 20 minutos, os dois também conversaram sobre as relações diplomáticas entre os dois países e falaram sobre os desafios que as duas nações enfrentarão a respeito das mudanças climáticas.

O teor da conversa foi divulgado nesta tarde por meio de ofício da Casa Branca.

“Na conversa que durou 20 minutos, os dois presidentes trataram de temas essenciais, como a importância da democracia, da preservação do meio ambiente e sobre com ampliar a cooperação entre os dois países”, diz nota divulgada pela equipe de Lula.

Ligação caiu

Biden tentou conversar com Lula na noite de ontem após o resultado das eleições. No entanto, houve uma falha de sinal na ligação e a conversa foi adiada para a tarde de hoje. O fato de o petista não ter um celular também dificultou o contato, já que era necessário que alguém intermediasse a conversa dos dois.

“Durante a videoconferência, o presidente Biden elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis. Os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os Estados Unidos e o Brasil e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional.”

Comunicado da Casa Branca sobre ligação de Biden a Lula

Ainda ontem, a Casa Branca já havia divulgado uma mensagem de parabéns ao petista. O presidente americano já vinha sinalizando que não chancelaria nenhum questionamento de Bolsonaro.  Caso houvesse, a respeito do processo eleitoral brasileiro.

Repeteco

A eleição de Biden nos EUA enfrentou resistência do ex-presidente Donald Trump. Um grupo de apoiadores de Trump chegou a invadir o Capitólio, sede do congresso no país, alegando fraude nas eleições. As investigações sobre o caso indicam que os atos foram orquestrados por grupos de extrema-direita e que também contaram com o apoio do próprio Trump.

A aproximação da família Bolsonaro com Trump preocupava tanto a Casa Branca quanto o PT, que temiam processo semelhante no Brasil com a derrota de Bolsonaro.

A deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) chamou hoje o bloqueio de rodovias de “Capitólio à lá Bolsonaro”. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), há pontos de aglomeração e bloqueio de caminhoneiros em ao menos 11 estados brasileiros e no Distrito Federal em protesto aos resultados das eleições. Linha ocupada.

Desde ontem, Lula vem recebendo ligações de lideranças políticas de todo o mundo. O procedimento é praxe nas relações internacionais e indica quando outro país reconhece o resultado das eleições brasileiras. Na tarde de hoje, Lula encontrou-se com o presidente argentino Alberto Fernández, o primeiro chefe de estado de quem recebe visita após ser eleito.

Até o momento o petista já recebeu os parabéns de personalidades como:

Olaf Scholz (primeiro-ministro da Alemanha) Rishi Sunak (primeiro-ministro do Reino Unido) Emmanuel Macron (presidente da França) Antônio Guterres (secretário-geral da ONU) Antônio Costa (primeiro-ministro de Portugal) Marcelo Rebelo de Sousa (presidente de Portugal) Miguel Diaz-Canel (presidente de Cuba) Sergio Mattarella (presidente da Itália) Giorgia Meloni (primeira-ministra da Itália) Alberto Fernández (presidente da Argentina) e Pedro Sanchez (presidente da Espanha).

Com informações UOL

Foto: Acervo O Poder

 

 

 

 

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!