Com o apoio de mais de dez deputados, entre eleitos e reeleitos, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), caminha a “passos largos” para ser reeleito presidente da Casa por mais dois anos, no biênio 2023-2024. A eleição acontece em fevereiro do próximo ano.
Ao longo dos últimos dois anos, Roberto Cidade vem se destacando com uma administração moderna, sem escândalos e conciliadora com todos os deputados da base do governo Wilson Lima (União Brasil) e da oposição. Fontes dos bastidores políticos da Aleam afirmaram ao Portal O Poder que, por ter um bom relacionamento com todos os deputados, Roberto Cidade pode ser aclamado presidente por unanimidade na próxima eleição.
Recentemente, a Aleam recebeu um prêmio nacional durante a 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Recife (PE), ao vencer na categoria Atendimento ao Cidadão com o projeto “Ação Empreendedora no Amazonas”. Também foi na sua administração de Cidade que a Aleam aprovou o Projeto de Lei que regulamentou a comercialização do gás natural no Amazonas, que vai proporcionar um aquecimento na economia local, entre outros avanços.
Até o momento já declaram apoio em Roberto Cidade os seguintes deputados: Abdala Fraxe (Podemos), Alessandra Campêlo (PSC), Adjuto Afonso (União Brasil), Delegado Péricles (União Brasil), Joana Darc (União Brasil), Sinésio Campos (PT), Felipe Souza (Patriota), Carlinhos Bessa (PV), João Luiz (Republicanos), Cabo Maciel (União Brasil), Wilker Barreto (Cidadania) todos deputados reeleitos, além dos deputados eleitos Ednailson Rozenha (PMB) e George Lins (PP), que assumem os seus mandatos em 2023.
A votação da Mesa Diretora da Aleam está programada para acontecer em 1º de fevereiro do próximo ano, quando será realizada a primeira sessão da nova legislatura do Parlamento Estadual.
Augusto Costa, para O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro