A eleição para a Mesa Diretora no biênio 2023-2024 da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deve acontecer no dia 5 de dezembro, conforme o estipulado pelo Regimento Interno da Casa Legislativa. Mas, até o momento, o cenário é de indefinição.
O atual presidente do Parlamento Municipal, David Reis (Avante), tentou convencer parte dos vereadores a mudarem o Regimento Interno para que pudesse garantir uma reeleição. No entanto, a ideia não foi bem aceita pela base do prefeito David Almeida (Avante), que se dividiu entre os apoiadores do golpe de David Reis e os que querem que o Regimento permaneça do jeito que está, vedando uma recondução ao cargo de presidente. Nessa segunda-feira, 21, seria um dos últimos dias para o parlamentar tentar a manobra.
O “racha” da base, que só era comentado nos bastidores, evidenciou-se com a renúncia de Marcelo Serafim (Avante) como líder do prefeito e de Everton Assis (União Brasil) como vice-líder na Sessão dessa segunda-feira, 21. Assumiram Fransuá (PV) e Dr. Eduardo Assis (Avante), respectivamente, como líder e vice-líder.
Após as renúncias, a incógnita de quem vai ser o próximo presidente continua.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM