Membro do Grupo de Transição na área de Desenvolvimento Regional do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal do Amazonas, José Ricardo (PT), confirmou nesta sexta-feira, 2, que está atuando na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na complementação de dados. Além disso, na próxima semana, deverá realizar audiência com trabalhadores, empresários e universidades para debater sobre desenvolvimento regional da Amazônia.
“Na semana que vem vou realizar uma audiência ouvindo um pouco mais outros segmentos entre trabalhadores, empresários e universidades sobre o que pensam em relação ao desenvolvimento regional, o papel da Suframa e levar as contribuições para o Grupo de Transição”, afirmou.
Em relação a autarquia, José Ricardo foi diplomático e desconversou a possibilidade de assumir o órgão federal a pedido de Lula. “Sobre a questão de Suframa não existe nenhuma discussão em torno disso. Eu estou contribuindo no Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Regional e ali fui incumbido de levantar as informações sobre a Suframa. Estamos vendo somente uma complementação de dados. Quanto à questão dos cargos, não está tendo nenhuma discussão, que eu saiba, sobre a Suframa em relação ao meu nome. Eu vou ajudar no que for demandado. Lutamos muito para a vitória do Lula e defendemos que a Suframa seja um órgão de desenvolvimento”, ressaltou.
O deputado afirmou, ainda, que a sua expectativa é de que a Suframa possa ampliar a sua atuação para o interior do Amazonas e que seja pensando uma economia que não dependa somente da Zona Franca de Manaus, além de discussões sobre a biodiversidade e a economia e investimentos em ciência e tecnologia.
“Precisamos aproveitar os recursos do PDI, que vêm da área de informática, e ver como isso pode ser voltado para segmentos importantes para alavancar mais ainda a economia e a geração de renda no Amazonas. Vou continuar defendendo, como sempre, a Zona Franca e incentivos fiscais. O Lula já tinha falado também da proteção da Zona Franca. Temos preocupações com a possível reforma tributária e isso pode afetar a Zona Fraca e temos que ficar atentos”, enfatizou.
De acordo com informações dos bastidores políticos, outro nome cotado para assumir a Suframa é o petista João Pedro. O Portal O Poder entrou em contato com ele via telefone, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução