O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende recriar o Conselho de Coalizão, fórum de articulação política que funcionou durante os seus dois primeiros mandatos à frente do Palácio do Planalto, de acordo com aliados do entorno do presidente.
O grupo era formado por dirigentes partidários e líderes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal que fazem parte da base aliada. Ele se reunia mensalmente para discutir a pauta congressual.
A ideia é repetir o mesmo formato, com a possibilidade de encontros extraordinários às vésperas de votações importantes, para garantir a fidelidade da base aliada e discutir estratégias políticas.
Segundo disse à CNN, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, os focos do governo petista no primeiro semestre serão a reforma tributária e o novo marco fiscal.
A reabilitação do Conselho de Coalização seria uma maneira também de tentar enfraquecer a influência da bancada federal do PL, partido de Jair Bolsonaro, que será a mais numerosa na Câmara e no Senado na próxima legislatura, que tem início em fevereiro.
Com informações da CNN Brasil
Foto: Reprodução