dezembro 22, 2024 01:51

Gilberto Mestrinho é lembrado por políticos na semana em que faria 95 anos

Um dos mais importantres ícones da política do Amazonas, o ex-governador, prefeito, deputado federal e senador da República, o saudoso Gilberto Mestrinho faria 95 anos no último dia 21 de fevereiro.

Gilberto Mestrinho faleceu aos 81 anos, no dia 19 de julho de 2009.

No entanto, o ex-governador não foi esquecido e seu legado ainda é lembrado até hoje por aliados e adversários políticos que o conheceram e estiveram com ele na política.

Ao retornar do exílio na década de 80, Gilberto Mestrinho impulsionou o setor produtivo do Amazonas quando encontrou empresários desestimulados e os incentivou a repensar seus investimentos na região. Ele tratou não apenas de convidar seus dirigentes, debater as dificuldades e pedir sugestões de encaminhamento.

O mesmo se deu no setor de varejo, quando acordos escusos firmados com o Paraguai implodiram a Zona Franca Comercial na virada dos anos 80. No setor agrícola, embora tenha estimulado a importação desonerada, desobrigou empresas de foco eletrônico a investir em agricultura.

Gilberto mantinha as portas de seu gabinete para debater o fortalecimento do Polo Industrial de Manaus a qualquer custo. Na sua época de governador, foram implantadas 263 indústrias no Distrito Industrial.

‘Exemplo de humildade’

O ex-deputado Serafim Corrêa (PSB) falou da importância de Gilberto Mestrinho como político e como de adversário político. Ele conta que o ‘boto navegador’ (um dos símbolos de campanha de Mestrinho) ganhou sua admiração e respeito na eleição para prefeito, em 1996.

“Em 1996 ele deu um exemplo de humildade. Ele, que já tinha sido governador três vezes, prefeito e deputado federal. Ele não passou para o segundo turno e, no dia seguinte da eleição, me ligou e disse ‘Serafim você passou para o segundo turno e eu não passei. Parabéns! A partir de agora você é o meu candidato’. Deixamos de lado todas as divergências do passado e ele se empenhou mais na minha eleição no segundo turno do que tinha se empenhado na dele. Portanto, um exemplo de humildade, solidariedade e de quem entende a política. Outro exemplo deixado é que ele, bem antes do Brasil falar em responsabilidade fiscal, quando foi secretário de Fazenda do governador Plínio Coelho, tinha uma leitura muito clara que você não pode gastar mais do que arrecada”, enfatizou.

Serafim ainda destacou as obras deixadas por Gilberto Mestrinho, principalmente na área de Saúde, lembrando o Hospital Universitário Getúlio Vargas e a Maternidade Balbina Mestrinho.

‘Samaumeira’

O ex-deputado estadual Belarmino Lins (PP) também relembrou o ex-governador Gilberto Mestrinho.

No melhor estilo Belão de ser, comparou o ex-governador à uma samaumeira, que é a maior árvore frondosa da Amazônia.

Belarmino ainda destacou que Gilberto Mestrinho foi o “pai político” do, também saudoso,  governador Amazonino Mendes“pai político” do, também saudoso,  governador Amazonino Mendes, dando o ‘start’ às formações de grupos políticos no Amazonas.

“A partir do meu primeiro mandato de deputado estadual, de 1991 até janeiro de 2023, tive a honra e satisfação de prestar apoio na Aleam, como deputado da Base Governista. Gilberto Mestrinho foi um governador visionário e proativo, que sempre honrou seus compromissos para com o povo amazonense. Consagrado nas urnas pela confiança e credibilidade desfrutada pelo eleitorado amazonense”, destacou.

Belarmino Lins ainda citou que o ex-governdor era respeitado e admirado no exercicio da funçao pública por ser firme nas decisões sem perder a serenidade e ternura nas relações com os seus governados.

“Falar das suas obras como governante, em todos os seus mandatos, precisaria publicar um livro com dezenas/centenas de páginas. Gilberto Mestrinho era um líder, um mito da politica amazonense”, enfatizou.

Ignorado pela nova geração 

A data do aniversário de Gilberto Mestrinho não foi lembrada por nenhum deputado da nova geração da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Eles não fizeram menção ao nome do ‘Boto navegador’ nos pronunciamentos proferidos no decorrer desta semana.

 

Augusto Costa, para O Poder

Ilustração: Portal O Poder

 

 

Últimas Notícias

RR: Assembleia aprova orçamento de R$ 8,8 bilhões para 2025

A Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) aprovou na última quarta-feira, 18, a Lei Orçamentária Anual (LOA) que prevê receita...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!