Roraima – Em agenda nessa quarta-feira, 1º, com uma comitiva ministerial que veio acompanhar os postos de assistência à saúde indígena, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), não levou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para conhecer as instalações precárias da maternidade de Roraima.
Ao invés de mostrar a realidade do serviço público oferecido pelo Estado, o governador Denarium optou por apenas participar de uma reunião com a equipe ministerial no Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo do Estado.
Mesmo durante o encontro, Denarium não apresentou os dados negativos da maternidade, como a morte de 28 bebês somente no mês de janeiro deste ano, mais que o registrado durante todo o ano de 2022.
Conforme divulgado pelo Governo, durante a reunião, que contou com a presença da titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Cecília Lorenzon, Denarium apenas reafirmou o compromisso de prestar assistência em saúde para todas as pessoas que vivem em Roraima.
Encantada
Diferente do que fez o governador Denarium, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), levou a ministra e toda comitiva ministerial para conhecer de perto o trabalho desenvolvido para a população do Estado nas Unidades Básicas de Saúde do Município e no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).
A visita iniciou na UBS do bairro 13 de Setembro e, em seguida, percorreram o Hospital da Criança, única unidade de Saúde do Estado com atendimento especializado para crianças. Ao final da visita, a ministra ficou encantada com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão de Arthur.
O prefeito destacou que a comitiva ministerial veio conhecer a realidade devido à crise humanitária, mas foi um momento importante para acompanharem todas as demandas do Município e o trabalho que vem sendo desenvolvido.
“A ministra se mostrou sensível a todo o contexto. Nós levamos ela até a unidade de Saúde do 13 de Setembro, que é a maior impactada pela imigração. Trouxemos no Hospital da Criança, onde ela conheceu nosso bloco de internação de indígenas, mas também pôde ver todo o atendimento que a gente faz para a população em geral da cidade de Boa Vista, do Estado de Roraima e até de outros países”, disse Arthur.
Da redação
Foto: Divulgação