fevereiro 22, 2026 18:53

Preso por uma ‘ripada’, Simão Peixoto prejudica volta às aulas em Borba

A prisão preventiva do prefeito de Borba, Simão Peixoto (PP), trouxe um saldo negativo para centenas de crianças e adolescentes que, em pleno mês de março, ainda aguardavam o início do ano letivo nas escolas do município.

Com a prisão de Simão Peixoto e o seu afastamento do cargo, determinado pelo desembargador Anselmo Chíxaro do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), os estudantes foram penalizados com a situação e, ao invés de retornarem aos bancos escolares nesta segunda-feira, 6, devem retomar o calendário letivo apenas na próxima segunda-feira, 13.

A informação foi confirmada por uma funcionária da Secretaria Municipal de Educação de Borba que prefere não ter o nome revelado. Ela disse ainda que a data do retorno ainda não é definitiva e fica a depender “da situação atual do município”.

Motivo da prisão é revelado

A prisão de Simão Peixoto, ocorrida na última sexta-feira, 3, teve sua motivação revelada: uma ‘ripada’ prometida à vereadora Enfermeira Tatiana Franco (PTB). Assista ao vídeo:

Com fama de ‘brigão’ no Amazonas, antes de prometer a ‘ripada’ na vereadora, Simão protagonizou uma das cenas ais lamentáveis dentro do processo eleitoral do ano passado, quando agrediu o deputado Roberto Cidade (União Brasil), que integrava a comitiva do governador Wilson Lima (União Brasil) em Borba.

No documento do TJAM, além da enfermeira mencionar a agressão sofrida por Cidade, é possível ver as atitudes de represália do prefeito contra ela, por ser oposição à gestão municipal.

“Na noite do dia 30 de outubro, o prefeito desferiu golpes de cinto em um pedaço de madeira, simulando que aquele pedaço de madeira seria a vereadora e que ela estaria levando ‘ripadas’ para aprender a respeitar a saúde”, diz o documento que pode ser lido na íntegra AQUI.

O TJAM reconheceu que “a ameaça de violência e a incitação à violência em face da vereadora Tatiana Franco dos Santos são atos que estão impedindo, dificultando o livre exercício do mandato eletivo desta”.

 

Rosianne Couto, para o Portal O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!