dezembro 11, 2024 23:43

RR: Ex-comandante geral da PM elabora edital e passa em 1º lugar em seletivo, afirma denúncia

Roraima – Em entrevista ao O Poder neste sábado, 18, a professora Carla Domingues, especialista em Segurança Pública, denunciou uma série de irregularidades no seletivo de contratação de instrutor e professor civil para ministrar aulas no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Roraima (PMRR).

Carla é uma das concorrentes do certame e afirma se sentir prejudicada. Segundo ela, o ex-comandante geral da PMRR, Francisco Xavier, assim como outros policiais militares, participou diretamente da elaboração do edital e concorreu ao certame passando em primeiro lugar.

“Quem elaborou o certame se inscreveu e foi aprovado em primeiro lugar. O ex-comandante geral Francisco Xavier, assim como membros da Diretoria de Ensino Policial. O edital foi totalmente direcionado”, denuncia a professora.

Com base em documentos, Carla já formalizou três denúncias no Ministério Público de Roraima (MPRR) pedindo a apuração do caso e a impugnação do seletivo. Ela argumenta que o processo não segue o rito legal previsto já que fere o Princípio da Isonomia.

A professora afirma, ainda, que a irregularidade praticada pelo ex-comandante geral da PMRR, Francisco Xavier, é configurado como improbidade administrativa. “Ele usou a coisa pública para favorecimento pessoal”, explica.

A professora esclareceu que, inicialmente, era prevista a participação de apenas Policiais Militares da ativa. No entanto, após pedido de impugnação foi aditado o edital para Professor Civil formado em Direito, desta forma, beneficiando diretamente outros militares.

“Como candidata sinto que meus direitos como cidadã foram violados pela inobservância dos princípios da administração pública. Como pode um gestor e equipe elaborar um edital e inscreverem-se? É a certeza da impunidade e de que em Roraima tudo é possível quando se é afilhado político. Muitos teriam medo de denunciar tamanha aberração, mas eu como cidadã não tenho medo porque as pessoas honestas não podem amedrontar-se e subjugar-se ao sistema”, desabafou.

Governo de Roraima

Por meio de nota, a Polícia Militar de Roraima garantiu que o Processo Seletivo realizado para contratação de instrutores e monitores não possui irregularidades, e o resultado final foi publicado respeitando as regras estabelecidas no edital.

“Destaca que a PMRR atendeu à solicitação para alteração do edital, permitindo a participação de instrutores civis, e a participação do candidato citado pela denunciante ocorreu de forma regular, no período em que não exercia o cargo de comandante-geral da PMRR”.

Além disso destacou que o resultado final obedeceu à pontuação com base na documentação dos títulos analisados que foram enviados pelos candidatos. “É importante destacar que a sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar, sem precisar que se identifique, por meio do 190 ou pelo APP Polícia na Rua”.

 

 

Da redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

CCJ do Senado aprova projeto de regulamentação da reforma tributária

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) o relatório do projeto de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!