Roraima – Em denúncia formalizada nessa quarta-feira, 29, na Procuradoria Geral da República (PGR), o advogado Marco Vicenzo pediu a perda de mandato e a inelegibilidade do governador do Estado, Antonio Denarium (PP), por cinco anos.
Conforme a notícia-crime obtida pela reportagem, o advogado argumenta que Roraima vive atualmente uma situação calamitosa em decorrência de resultados de uma sequência de erros cometidos pela gestão estadual, além de crimes de responsabilidade.
“Os detentores do poder de decisão, capitaneados pelo governador Antônio Denarium, desde o princípio dos recorrentes escândalos de corrupção e abuso de poder, agem com total desprezo pela população, transformando uma situação já preocupante em um verdadeiro desastre social e humanitário”, cita trecho do documento.
É destacado, ainda, a relação de apoio de Denarium com a atividade garimpeira ilegal e a falta de assistência do governo do Estado com os povos indígenas, que vivem uma grave crise humanitária.
“Mesmo diante deste cenário cataclísmico, que sensibiliza até mesmo os mais desumanos, o Governador de Roraima, Antônio Denarium, no dia 29 de janeiro deste ano, declarou, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, quando respondia sobre os projetos na Terra Indígena Yanomami, que ‘eles [indígenas] têm que se aculturar, não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho’”, destacou o advogado.
Ao finalizar, o advogado pede para que as denúncias apontadas sejam investigadas e que o governador tenha os bens bloqueados.
“Requer-se, em caráter de urgência, a investigação do governador do Estado de Roraima, Antonio Oliverio Garcia de Almeida, vulgo ‘Antônio Denarium’, especialmente quanto aos fatos apresentados, com o devido requerimento de bloqueio de bens para evitar eventual dilapidação dos bens, que indicam a suposta prática de crimes, se for o caso”. conclui.
Da redação
Foto: Montagem