Na Sessão Ordinárias desta quarta-feira, 5, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram quatro requerimentos para a realização de uma Audiência Pública para discutir a efetivação da presença de mediadores nas escolas municipais para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras deficiências. A data ainda será marcada pela Casa Legislativa e devem ser convocados representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, de associações, de pais e a sociedade em geral.
Os parlamentares se envolveram em uma polêmica após a base do prefeito votar contra um dos Requerimentos, de autoria do vereador Rodrigo Guedes (Podemos), na última segunda-feira, 3, um dia após ser celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Desde então, os vereadores estão sendo pressionados pela população manauara, em especial, pais, mães e responsáveis de crianças com TEA que acompanharam a sessão de hoje no parlamento municipal.
“Senhores vereadores, como temos quatro requerimentos com solicitação de preferência, e vai ao encontro também das mães, pais e pessoas que lutam pela causa do autismo, que vieram visitar esta Casa, estamos compilando todos os quatro Requerimentos para a aprovação”, explicou o presidente da CMM, vereador Caio André (PSC).
Os requerimentos unificados foram dos vereadores Rodrigo Guedes (Podemos), Capitão Carpê Andrade (Republicanos), Jaildo Oliveira (PCdoB) e Professor Samuel (PL).
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder