janeiro 2, 2025 22:50

RR: “Governador vai ganhar a vaga no TCE para a Simone na base da compra”, diz denúncia

Roraima – A confirmação de que a primeira-dama, Simone Denarium, será candidata à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) movimentou os bastidores políticos de Roraima e desagradou parlamentares que defendem que a vaga seja de um parlamentar experimentado. Nessa segunda-feira, 24, a disputa ganhou um novo episódio com uma denúncia grave que aponta compra de votos.

O Poder foi procurado na tarde dessa segunda-feira por uma confiável fonte palaciana, que relatou um grave acordo que estaria em andamento para garantir que a vaga de conselheiro seja de Simone, esposa do governador de Roraima. Conforme o funcionário público, no Palácio já se comemora o cargo vitálicio que Simone deve “conquistar”.

“O acordo já está em andamento. O governador vai ganhar a vaga no Tribunal de Contas para a Simone na base da compra, da mesma maneira que ganhou a eleição do ano passado. É um caso grave, o Estado está sem controle nenhum, ninguém fiscaliza nada. Eles estão confundindo o serviço público com uma empresa familiar”, desabafou.

Questionado pela reportagem de como seria o acordo, o servidor relatou como o suposto acordo está sendo conduzido. “A votação dos parlamentares é secreta, ninguém vai saber quem votou. Então, é certeza aqui que muito dinheiro vai ser usado para comprar essa vaga para a mulher do governador”, explica.

Silêncio 

Diante da grave denúncia que coloca em dúvida a lisura do processo de seleção para um cargo com grande responsabilidade no âmbito estadual, de fiscalização de órgãos públicos, a reportagem entrou em contato com todos os 24 deputados estaduais de Roraima.

Fizemos os seguintes questionamentos: Em quem pretende votar? Acredita que a esposa do governador é a mais qualificada para o cargo? Qual o posicionamento do parlamentar sobre essa possível compra de voto?. Os questionamentos foram feitos ao longo da tarde de ontem e nenhum parlamentar se manifestou.

Investigação?

A reportagem também entrou em contato com a Superintêndencia da Assembleia Legislativa de Roraima e fez os seguintes questionamentos: Embora o presidente da Casa seja aliado do governador, a ALE tomara alguma medida para garantir lisura no processo? Abrirá alguma investigação ? Qual o posicionamento do presidente Sampaio sobre as graves denúncias?. Contudo, também não obtivemos nenhuma resposta.

Governo

O portal também procurou o Governo de Roraima, por meio da Secretaria Estadual de Comunicação, para pedir posicionamento sobre a grave denúncia. O Governo não se manifestrou.

Candidatos

Além de Simone, a disputa tem nomes como os deputados Jorge Everton (UB), Macelo Cabral e Coronel Chagas. O reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR) também foi ventilado, mas perdeu força após vinvulação de matéria sobre seu rápido enriquecimento.

Já o deputado Jorge Everton garantia apoio de boa parte dos parlamentares e ficou dececpcionado após ter sido convocado pelo governador para uma reunião, na qual foi comunicado sobre a indicação de Simone para o TCE.

Trâmite 

Conforme publicado pela Ale, os candidatos à vaga deverão apresentar, no período de 18 a 28 de abril, requerimento de inscrição com a assinatura de pelo menos 1/3 (um terço) dos membros da Assembleia Legislativa, vedada a assinatura de mais de seis requerimentos por parlamentar.

Além disso, é necessário obedecer a alguns requisitos, como ter nacionalidade brasileira, ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, idoneidade moral e reputação ilibada.

Outros requisitos são possuir notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública e ter mais de 10 anos de exercício de função ou efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados.

Comissão especial 

Uma Comissão Especial Externa composta pelos deputados Soldado Sampaio (Republicanos), Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos), analisará a documentação dos candidatos e será responsável pela sabatina, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de maio. A deliberação pelo Plenário da Casa para escolha do indicado à vaga de conselheiro, será dia 10 de maio.

 

Foto: Montagem 

 

Últimas Notícias

PA: Helder demite 5 mil profissionais da Educação na virada do ano

O ano de 2025 começou com uma punhalada do governo do Pará sobre milhares de trabalhadores da Educação. Sob...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!