Pesquisa Action do empresário Afrânio Soares, divulgada nesta segunda-feira, 23, confirma a tendência de votos divulgada pelo Instituto Pontual há dez dias, em que aponta o favoritismo do ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) para prefeito de Manaus.
Conforme a pesquisa Action, se a eleição fosse hoje, Amazonino iria para o segundo turno em primeiro lugar, com 30,7% das intenções de votos. Na pesquisa Pontual, o ex-governador aparece com 29,2%.
E estes números também foram confirmados na pesquisa da DMP/Tiradentes, divulgada em 6 de março deste ano, em que o pré-candidato a prefeito pelo Podemos registrou 26% das intenções de voto, ficando em primeiro lugar.
O Instituto Pontual, inclusive, foi a primeira empresa de pesquisa eleitoral a mostrar esse crescimento de Amazonino entre o eleitorado, ainda em 2019. Em outubro e dezembro do ano passado, o ex-governador apareceu em primeiro lugar das intenções, com 19,8% e 22,5%, respectivamente.
Além do favoritismo de Amazonino, as pesquisas da DMP/Tiradentes e Action também confirmam a tendência de segundo turno entre o ex-governador e David Almeida (Avante), que aparece em todas as sondagens em segundo lugar.
As três pesquisas também mostram o crescimento do deputado federal e pré-candidato a prefeito pelo Republicanos, capitão Alberto Neto, que aparece entre os quatro mais bem posicionados. Na pesquisa Action, por exemplo, Alberto Neto subiu uma posição, ficando em terceiro lugar, com 6,4% dos votos, passando à frente do deputado federal José Ricardo (PT), que registrou 4,8%.
Alberto Neto, inclusive, já aparecia bem posicionado nas duas últimas pesquisas da Pontual, publicadas em outubro e dezembro de 2019, com 6,1% e 7,1%, respectivamente.
A eleição para escolher o novo prefeito de Manaus acontece em 4 de outubro deste ano, segundo calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, pressões externas defendem que, por conta do avanço do coronavírus (Covid-19), o pleito seja suspenso.
Veja o quadro:
Valéria Costa, para O Poder
Foto: Montagem