O prefeito de Belém está exultante. Edmilson Rodrigues publicou vídeo em conta no Instagram festejando a sua eleição como finalista ao Prêmio Darcy Ribeiro, indicado pela Comissão Permanente de Educação da Câmara Federal, através do deputado Ivan Valente, do Psol, que classifica de “companheiro de lutas e de sonhos, engenheiro mecânico, matemático, professor, meu mestre”.
Ivan Valente é do Psol, tendo assumido a vaga na Câmara com a nomeação de Marina Silva para o Ministério do Meio Ambiente. O Prêmio Darcy Ribeiro é considerado um dos mais importantes na área e distingue pessoas engajadas no esforço de oferecer educação de qualidade. Nessa seara, como se sabe, o prefeito de Belém fez história, como professor e principalmente como sindicalista – história que teima em apagar na atual gestão municipal, conforme apontam as denúncias de grande parte da administração, seja na área de saúde, seja na educação. Os professores estão aí para provar.
Reação na rede
Uma das provas está nos comentários no post do prefeito, a maioria exigindo a suspensão das contratações temporárias e a convocação de professores aprovados em concurso público. São mais de 150 comentários, alguns fora do tema, mas feitos diante da oportunidade de manifestar insatisfação com a gestão diretamente ao prefeito, que praticamente sumiu das ruas e deixou de ser o sujeito que ia ao encontro do problema.
Era uma vez
A ‘operação esquiva’ já vem de longo tempo e não representa exatamente o que os eleitores de Edmilson Rodrigues esperavam dele em mais uma gestão à frente da prefeitura, uma colcha de retalhos na qual as peças mais importantes realçam o apadrinhamento e o favorecimento político de uns, em desfavor da maioria. Errar é humano, persistir nele são outros quinhentos.
Novos tempos
Para Edmilson Rodrigues, a indicação é o “reconhecimento a uma trajetória pela educação” no ofício de professor e participando das lutas em favor da educação”, o que lhe rendeu, verdade seja dita, o reconhecimento do Unicef como ‘Prefeito Criança” em duas oportunidades, mas os tempos mudaram e, com eles, o antes combativo companheiro Edmilson Rodrigues.
Com informações da Coluna Olavo Dutra
Ilustração: Neto Ribeiro