Os dois anos de mandato do desembargador Fabrício Marques na Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) encerram no final de maio e, nos próximos dias, a recondução do magistrado deve ser anunciada.
Isto porque, seguindo o que diz o Edital, Fabrício Marques colocou seu nome à disposição da reeleição da vaga relacionada ao Quinto Constitucional e, nos bastidores, é apontado como franco-favorito.
O nome do desembargador concorre com outros sete: Carlos Edgar Tavares de Oliveira; Cristian Menes da Silva; Felipe dos Anjos Thury; Filipe de Freitas Nascimentos; Márcio Rys Meirelles de Miranda; Rodrigo Fernando de Almeida Oliveira; e, sendo a única mulher da lista, Maria Benigno.
Kon deixa caminho livre
Ao contrário do desembargador Fabrício Marques, Kon Tsih Wang não quis disputar a reeleição e deixou o caminho livre para outros juristas.
Para a vaga de Kon, o nome de Gisele Falconi é o que tem ganhado mais força nos bastidores.
Corte Eleitoral
A regra do Quinto Constitucional prevê que um quinto dos membros de determinados tribunais brasileiros sejam compostos por advogados ou membros do Ministério Público Federal ou Estadual.
Os integrantes do MP devem ter mais de 10 anos de carreira e os advogados o mesmo tempo de exercício profissional. Outras exigências são a reputação ilibada e notório saber jurídico.
Da Redação O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder