O ex-prefeito de Manaus, José Fernandes, 76, morreu nesta segunda-feira, 12, por complicações do novo Coronavírus (Covid-19). Formado em economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Fernandes ascendeu na carreira política nos anos 70. A morte do ex-prefeito que também exerceu o cargo de deputado na Legislatura 1979-1983 foi lamentada por políticos no Amazonas.
José Fernandes foi assessor financeiro e, posteriormente, diretor-geral do extinto Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), diretor da Comissão de Construção da Rodovia BR-319, no período de 1971 a 1973, e secretário dos Transportes, de 1975 a 1979. Licenciou-se do mandato de deputado federal na Legislatura 1979-1983, para assumir a Prefeitura de Manaus, de 1979 a 1982.
Horas após a confirmação da morte de José Fernandes, o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), pré-candidato à Prefeitura de Manaus, lamentou profundamente o falecimento do ex-prefeito. José Fernandes e Amazonino atuaram juntos na década de 70, no Departamento de Estradas e Rodagem. José Fernandes foi também secretário de Infraestrutura no segundo governo de Amazonino, na década de 90.
Amazonino se solidarizou com amigos e familiares de José Fernandes e fez questão de ressaltar que ele sempre foi uma pessoa pública dedicada, leal e preocupada com o estado.
Por sua vez, o presidente do partido Avante no Amazonas, ex-governador David Almeida, lamentou com profundo pesar o falecimento do ex-prefeito de Manaus.
David manifestou condolências aos familiares de José Fernandes, que era economista. “Um homem de grande destaque na vida pública do Amazonas, que em sua gestão na Prefeitura de Manaus, de 1979 a 1983, fez muito pela cidade”, disse Almeida.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), e a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro manifestaram profundo pesar pela morte do ex-prefeito da capital amazonense e ex-deputado federal José Fernandes, por complicações causadas pela Covid-19. Em sua memória, o prefeito Arthur Neto irá decretar luto oficial na cidade nos próximos dias.
“Com muita tristeza, recebi essa notícia. A trajetória política de José Fernandes está marcada na história da nossa cidade e seu legado é um modelo de administração pública, que foi pautado pela seriedade e pela dedicação em prol dos que vivem em Manaus e do progresso da nossa cidade, algo que busco seguir”, lamentou o prefeito.
A primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro também lamentou a morte de José Fernandes. “Infelizmente, a Covid fez mais uma vítima, interrompeu a caminhada neste plano de alguém que fez história em nossa cidade. A nós, cabe pedir que Deus o receba em paz e que conforte o coração da família e dos amigos neste momento de dor e saudade. Neto e eu somos solidários à família do ex-prefeito José Fernandes”, solidarizou-se.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação