abril 17, 2025 12:22

Em Parintins, Lula reafirma compromisso com amazônidas

O presidente Lula (PT) esteve em Parintins nesta sexta-feira, 4, para o relançamento do Programa Luz para Todos, além de inaugurar a interligação entre municípios amazônicos ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e assinatura do decreto de interligação elétrica dos países da América do Sul.

No palanque, participaram do ato os governadores do Amazonas e de Roraima, Wilson Lima e Antônio Denarium, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, os deputados federais Adail Filho, Fausto Jr, Saullo Vianna e Sidney Leite, além de outros políticos.

O governador Wilson Lima destacou que o Luz para Todos representa “o fim dos apagões”, possibilitando o acesso ao serviço de energia elétrica com qualidade a mais de 100 mil parintinenses.

Silveira pontuou investimentos do Linhão de Tucuruí que teve recurso de mais de R$ 1 bilhão e mais de 200 empregos gerados direta e indiretamente. Além disso, o ministro ressaltou que, com a redução do uso das termoelétricas que funcionam com o uso do óleo diesel, é natural que as contas de luz tenham seus valores reduzidos.

“Estava faltando retomar o Luz para Todos, dos nossos programas de políticas públicas. Para quem sempre teve energia, pode não parecer muito. Mas com essas ligações vamos concluir e levar energia para todos os lares brasileiros”, destacou o presidente.

Lula e a Amazônia

Lula quebrou o protocolo e disse que, como em 2003, não leria o discurso e falaria “de forma simples” ao público presente. Ele iniciou sua fala agradecendo aos 83% de votos válidos que obteve no município em 2022 e comentou seu retorno à Presidência da República.

Lula disse ter consciência da relação que tem com o povo brasileiro e, sobretudo, de que, naquele ano, só ele podia derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.

“Não voltei para governar, mas para cuidar do povo brasileiro e lutar pela dignidade de cada um”, pontuou o presidente.

Lula, inclusive, estendeu o cuidado à Amazônia, mas refutou a ideia de torná-la um “santuário”.

“Cuidarei de quem mora aqui, fazendo o que tem que ser feito. Não aceitaremos garimpo ilegal, madeireiro ilegal”, disse.

O presidente fez ainda um breve resumo dos poucos mais de seis meses que voltou à presidência. Segundo ele, neste tempo ele “reconstruiu e construiu”.

“Recolocamos 40 políticas públicas de inclusão, retomamos parte das mais de 14 mil obras federais que estavam paradas em todo o país. Tenho três anos e meio para reconstruir o Brasil e, como lá atrás já disse, vamos tirar a fome do país mais uma vez”, finalizou.

União fortalecida

Desde o período do Festival de Parintins se tem notado maior proximidade entre o governador Wilson Lima e a bancada federal do Amazonas. https://portalopoder.com.br/2023/07/03/parintins-fortalece-relacao-entre-governo-do-am-e-bancada-federal/

O fortalecimento da união entre este políticos tem beneficiado o Amazonas que, no último mês, por exemplo, teve seus direitos assegurados no novo texto que está sendo apreciado pelo Congresso sobre a Reforma Tributária.

 

Da Redação O Poder 

Foto: Reprodução 

 

Últimas Notícias

RR: Calote milionário de Denarium deixa 14 mil alunos sem transporte escolar

Empresários do setor de transporte escolar do estado de Roraima expõem um endividamento generalizado por parte do governador Antonio...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!