fevereiro 23, 2025 10:08

Prefeito Arthur Henrique fala sobre planejamento e investimentos para Boa Vista durante entrevista

Roraima – O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique 9MDB), concedeu entrevista na manhã deste domingo, 6, ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM e destacou os investimentos da gestão em diversas áreas, como educação, saúde e infraestrutura.

Arthur iniciou a entrevista falando sobre sua participação no relançamento do programa Luz para Todos, em Parintins-AM, nessa sexta-feira, 4, evento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a ordem de serviço que autoriza a retomada das obras do chamado “Linhão do Tucuruí”, que vai ligar Manaus a Boa Vista e conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O prefeito reforçou a importância dessa obra, que representa o desenvolvimento tão sonhado para o Estado.

“A gente fica muito animado, pois tenho 41 anos e, desde sempre, a gente em Roraima sofre muito com a instabilidade energética. Isso atrapalha o desenvolvimento do Estado, que fica travado por causa desses três pontos: energia, internet e estradas. Boa Vista é a última capital do Brasil que falta ser conectada ao SIN. Então, a gente fica muito esperançoso e confiante com essa obra”, disse.

Arthur falou sobre a construção de viadutos, como forma de desafogar o trânsito na capital. Para isso, são feitos estudos de viabilidade, analisando quais os pontos que mais necessitam de uma intervenção. Estão sendo avaliados locais como a rotatória do Ibama, da “Bola do Trevo”, Av. Centenário, Av. Venezuela, rotatória da Av. João Alencar, bairro Cauamé e Av. Brasil (BR-174).

“Quando se fala em mobilidade, a gente planeja a cidade para vinte anos. E no caso de Boa Vista, a população está crescendo muito rápido. Então, a gente precisa fazer um planejamento que seja eficiente. Já estamos na fase dos estudos, os recursos oriundos de emendas parlamentares estão garantidos e em breve iremos anunciar à população a primeira etapa”.

Quanto aos investimentos para asfaltamento, Arthur destacou sete convênios firmados, totalizando aproximadamente R$ 60 milhões em recursos para estradas vicinais no entorno de Boa Vista, que darão melhores condições aos produtores rurais, além de contribuir com o acesso a pontos turísticos, como é o caso da Vicinal BVA-148 (que dá acesso do Lago do Robertinho) – Região Murupu.

Ao ser questionado sobre os investimentos do município para a área de segurança pública, Arthur destacou o sistema de monitoramento 24 horas por câmeras presentes em 90 pontos estratégicos da capital. Com isso, Boa Vista se tornou uma das cidades pioneiras com o uso desse tipo de tecnologia, que visa coibir e contribuir com a elucidação de crimes, como vandalismo e assaltos.

Outra medida de segurança que o município adota e que foi citada pelo prefeito na entrevista são os 16 radares instalados em pontos semafóricos da cidade. Os equipamentos auxiliam no controle do tráfego veicular e na fiscalização dos avanços das faixas de retenção em sinal vermelho.

“Temos visto muitos acidentes acontecendo na cidade por causa de avanço de sinal, os mais graves e que causam o maior número de vítimas. Então, a gente precisa fazer algo para reduzir esses acidentes. Estamos fazendo um trabalho grande de sinalização, revitalizando faixas de trânsito, as ciclovias, além de sensibilizar a população para que procure trafegar bem no trânsito e evitar a perda de vidas”.

Para Arthur, a educação tem sido um dos principais desafios da gestão, sobretudo com o aumento da rede municipal de ensino, que passou de 48 mil para 52 mil estudantes. Mais de 18% desses alunos são imigrantes. Com isso, a prefeitura atua para atender toda a demanda e garantir que nenhuma criança fique fora da escola.

“Estamos com o maior programa de ampliação de escolas e creches, tornando escolas de pequeno porte em médio porte e as de médio em grande porte. Em abril desse ano, conversamos com o ministro da Educação, Camilo Santanna, sobre essa problemática envolvendo a educação e agora vamos retornar em setembro para adquirir mais recursos para construção de escolas”.

Questionado sobre possíveis incidentes de falta de remédios em unidades básicas de saúde, o prefeito esclareceu que alguns itens são enviados pelo governo federal e é comum alguns estarem em falta no país. Além disso, a logística de envio até Boa Vista, que é distante dos grandes centros, também influencia no fornecimento.

“No entanto, sempre temos em nossas UBSs medicamentos que substituem, com a mesma função, aqueles que forem prescritos pelos médicos. Mas ainda assim, com esses desafios, Boa Vista mantém-se entre os maiores números de abastecimento de farmácia do Brasil inteiro, sempre acima de 90% da Relação Municipal de Medicamentos, a Remume, sendo que a média nacional é 50%”, finalizou.

Vale ressaltar que Boa Vista vem se destacando em cenário nacional com a transformação que está fazendo na saúde, ampliando a cobertura de atendimento para a população. O município recebeu 75 novos médicos do Programa Mais Médicos, número que deve aumentar para 134 profissionais até o fim de agosto.

Com a inclusão desses profissionais e outras medidas da gestão municipal foi possível ampliar o horário de atendimento e os serviços da Atenção Primária nas unidades básicas de saúde.

O município conta ainda com oito obras em andamento na saúde: novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) e as novas unidades básicas do bairro Airton Rocha, Pedra Pintada, Equatorial, São Vicente, Vila Jardim e PA Nova Amazônia, zona rural. Além do novo anexo da UBS Buritis.

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Semasc intensifica ações para combater uso de crianças pedindo dinheiro nos semáforos de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma grande ação, nesta sexta-feira, 21, em seis...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!