julho 15, 2025 05:47
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Próxima sessão da Assembleia Legislativa vai ser virtual para votar projetos de urgência

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Com as reuniões presenciais paralisadas por tempo indeterminado devido ao efeito coronavírus, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) já elabora novas ferramentas digitais, por meio do Portal da Transparência, para a realização de reuniões parlamentares virtuais a partir da próxima semana. A informação é do presidente da casa legislativa, deputado Josué Neto (sem partido).

“É um sistema de informática que deve estar pronto a partir deste sábado, 21, que vai funcionar dentro do Portal da Transparência da  Aleam. Todas as ações parlamentares serão compartilhadas pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook e Youtube. Essa ferramenta vai permitir todos os acessos às informações, ao que está tramitando, travado. Vamos trabalhar em casa ‘home office’. Os servidores da Aleam assim como toda a sociedade devem seguir as orientações da OMS”, ressaltou.

Josué afirma que tomou a decisão acertada em suspender os trabalhos nesse período de pandemia. “Estamos na vanguarda. Fomos os primeiros a tomar decisões de suspender as atividades na Aleam. Agora as decisões são importantes e entendo que outros órgãos, poderes e instituições assim o farão. Os servidores da Aleam assim como toda a sociedade deve seguir as orientações da OMS”, destacou.

À exceção da Diretoria de Saúde, Assistência Social e Casa Militar, todas as demais atividades e departamentos da Assembleia estão suspensos. Pelo menos 500 funcionários que têm acesso ao sistema Aleam digital estão trabalhando diretamente das suas casas para evitar qualquer tipo de contaminação ou contato com o Covid-19, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Próximas votações

O presidente da Aleam confirmou que o projeto de lei que proíbe as concessionárias de serviços públicos de água e energia elétrica realizarem o corte do fornecimento residencial de seus serviços por falta de pagamento, em situações de extrema gravidade social, incluindo pandemias, de sua autoria e do deputado João Luiz (Republicanos) vai entrar em pauta em caráter de urgência na próxima sessão virtual, que pode acontecer a partir de segunda-feira, 23.

O anteprojeto de lei em forma de indicativo, de autoria de Josué, que dispõe sobre a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), para aquisição de artigos de uso essencial como máscaras, álcool gel e luvas que previnem o contágio do novo coronavírus também será votado.

“A próxima reunião já será em formato digital. Vamos nos empenhar ao máximo para dar transparência maior do que a reunião presencial. O que não foi votado na última quarta-feira, 18, será votado na próxima sessão. Com certeza o projeto e a indicação que apresentei vaio entrar em pauta”, disse Josué.

Home Office

O diretor-geral da Aleam, Wander Motta, confirmou que por medida de precaução 518 funcionários estão exercendo suas funções normalmente de suas casas sem prejuízos para as atividades da Aleam.

“Todos os servidores com acesso a Aleam digital já estão trabalhando de casa. Já despachei várias situações hoje. Temos hoje 518 servidores com acesso na Aleam digital, estarão efetuando seus trabalhos administrativos via internet  porque os trabalhos legislativos estão suspensos”, disse.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Augusto Costa/O Poder

Próxima sessão da Assembleia Legislativa vai ser virtual para votar projetos de urgência

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Com as reuniões presenciais paralisadas por tempo indeterminado devido ao efeito coronavírus, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) já elabora novas ferramentas digitais, por meio do Portal da Transparência, para a realização de reuniões parlamentares virtuais a partir da próxima semana. A informação é do presidente da casa legislativa, deputado Josué Neto (sem partido).

“É um sistema de informática que deve estar pronto a partir deste sábado, 21, que vai funcionar dentro do Portal da Transparência da  Aleam. Todas as ações parlamentares serão compartilhadas pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook e Youtube. Essa ferramenta vai permitir todos os acessos às informações, ao que está tramitando, travado. Vamos trabalhar em casa ‘home office’. Os servidores da Aleam assim como toda a sociedade devem seguir as orientações da OMS”, ressaltou.

Josué afirma que tomou a decisão acertada em suspender os trabalhos nesse período de pandemia. “Estamos na vanguarda. Fomos os primeiros a tomar decisões de suspender as atividades na Aleam. Agora as decisões são importantes e entendo que outros órgãos, poderes e instituições assim o farão. Os servidores da Aleam assim como toda a sociedade deve seguir as orientações da OMS”, destacou.

À exceção da Diretoria de Saúde, Assistência Social e Casa Militar, todas as demais atividades e departamentos da Assembleia estão suspensos. Pelo menos 500 funcionários que têm acesso ao sistema Aleam digital estão trabalhando diretamente das suas casas para evitar qualquer tipo de contaminação ou contato com o Covid-19, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Próximas votações

O presidente da Aleam confirmou que o projeto de lei que proíbe as concessionárias de serviços públicos de água e energia elétrica realizarem o corte do fornecimento residencial de seus serviços por falta de pagamento, em situações de extrema gravidade social, incluindo pandemias, de sua autoria e do deputado João Luiz (Republicanos) vai entrar em pauta em caráter de urgência na próxima sessão virtual, que pode acontecer a partir de segunda-feira, 23.

O anteprojeto de lei em forma de indicativo, de autoria de Josué, que dispõe sobre a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), para aquisição de artigos de uso essencial como máscaras, álcool gel e luvas que previnem o contágio do novo coronavírus também será votado.

“A próxima reunião já será em formato digital. Vamos nos empenhar ao máximo para dar transparência maior do que a reunião presencial. O que não foi votado na última quarta-feira, 18, será votado na próxima sessão. Com certeza o projeto e a indicação que apresentei vaio entrar em pauta”, disse Josué.

Home Office

O diretor-geral da Aleam, Wander Motta, confirmou que por medida de precaução 518 funcionários estão exercendo suas funções normalmente de suas casas sem prejuízos para as atividades da Aleam.

“Todos os servidores com acesso a Aleam digital já estão trabalhando de casa. Já despachei várias situações hoje. Temos hoje 518 servidores com acesso na Aleam digital, estarão efetuando seus trabalhos administrativos via internet  porque os trabalhos legislativos estão suspensos”, disse.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Augusto Costa/O Poder

Número de mortes por Covid-19 na Itália chega a 3.405 e supera China

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O número de mortos pelo surto de coronavírus na Itália aumentou nas últimas 24 horas em 427, para 3.405, ultrapassando o total de mortes até agora registradas na China, disseram autoridades nesta quinta-feira.

Os números desta quinta-feira na Itália representam uma ligeira melhora em relação ao dia anterior, quando a Itália registrou 475 mortes.

Cerca de 3.245 pessoas morreram na China desde que o vírus surgiu no final do ano passado. O início do surto da Itália foi noticiado em 21 de fevereiro.

O número total de casos na Itália subiu para 41.035 em relação aos 35.713 anteriores, um aumento de 14,9%, uma taxa de crescimento mais rápida do que a observada nos últimos três dias, informou a Agência de Proteção Civil.

Dos infectados originalmente, 4.440 haviam se recuperado totalmente, ante 4.025 no dia anterior. Havia 2.498 pessoas em terapia intensiva contra 2.257 anteriormente.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Reuters

Número de mortes por Covid-19 na Itália chega a 3.405 e supera China

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O número de mortos pelo surto de coronavírus na Itália aumentou nas últimas 24 horas em 427, para 3.405, ultrapassando o total de mortes até agora registradas na China, disseram autoridades nesta quinta-feira.

Os números desta quinta-feira na Itália representam uma ligeira melhora em relação ao dia anterior, quando a Itália registrou 475 mortes.

Cerca de 3.245 pessoas morreram na China desde que o vírus surgiu no final do ano passado. O início do surto da Itália foi noticiado em 21 de fevereiro.

O número total de casos na Itália subiu para 41.035 em relação aos 35.713 anteriores, um aumento de 14,9%, uma taxa de crescimento mais rápida do que a observada nos últimos três dias, informou a Agência de Proteção Civil.

Dos infectados originalmente, 4.440 haviam se recuperado totalmente, ante 4.025 no dia anterior. Havia 2.498 pessoas em terapia intensiva contra 2.257 anteriormente.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Reuters

Coronavírus: TCE-AM suspende trabalhos por duas semanas

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Portaria assinada nesta quinta-feira, 19, pelo presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, determinou, preventivamente, que seja suspenso o expediente na corte de Contas do Estado pelos próximos 15 dias, a partir de sexta, 20.

Por determinação do presidente do TCE-AM, todos os prazos processuais serão suspensos por 15 dias. A entrega das prestações de contas anuais que deveria ser feita até 31 de março também será prorrogada, sendo aceita até 30 de abril. A portaria foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do TCE-AM desta quinta, 19.

A suspensão das atividades leva em conta o aumento progressivo dos casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) no Amazonas, entre eles entre servidores do próprio TCE-AM, e medidas semelhantes adotadas nos Tribunais de Contas do país e demais instituições públicas do Amazonas.

“Entendendo o momento que passa o Brasil e o mundo, estamos agindo preventivamente para manter nossos servidores em casa, em distanciamento social, junto com seus familiares para que, juntos, possamos conter o contágio e proliferação desse vírus em nosso Estado. Nesse momento, a prudência e o bom senso determinam isso. Todos os prazos processuais serão prorrogados e não haverá prejuízo algum na fiscalização das contas públicas em nosso Amazonas”, garantiu Mario de Mello.

A decisão foi discutida previamente com demais membros do colegiado e informado à Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Segundo o presidente, o que for estritamente necessário para manter a segurança do órgão será mantido e os serviços essenciais serão feitos eletronicamente e remotamente pelos servidores do TCE se houver a necessidade.

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação/assessoria

Coronavírus: TCE-AM suspende trabalhos por duas semanas

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Portaria assinada nesta quinta-feira, 19, pelo presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, determinou, preventivamente, que seja suspenso o expediente na corte de Contas do Estado pelos próximos 15 dias, a partir de sexta, 20.

Por determinação do presidente do TCE-AM, todos os prazos processuais serão suspensos por 15 dias. A entrega das prestações de contas anuais que deveria ser feita até 31 de março também será prorrogada, sendo aceita até 30 de abril. A portaria foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do TCE-AM desta quinta, 19.

A suspensão das atividades leva em conta o aumento progressivo dos casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) no Amazonas, entre eles entre servidores do próprio TCE-AM, e medidas semelhantes adotadas nos Tribunais de Contas do país e demais instituições públicas do Amazonas.

“Entendendo o momento que passa o Brasil e o mundo, estamos agindo preventivamente para manter nossos servidores em casa, em distanciamento social, junto com seus familiares para que, juntos, possamos conter o contágio e proliferação desse vírus em nosso Estado. Nesse momento, a prudência e o bom senso determinam isso. Todos os prazos processuais serão prorrogados e não haverá prejuízo algum na fiscalização das contas públicas em nosso Amazonas”, garantiu Mario de Mello.

A decisão foi discutida previamente com demais membros do colegiado e informado à Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Segundo o presidente, o que for estritamente necessário para manter a segurança do órgão será mantido e os serviços essenciais serão feitos eletronicamente e remotamente pelos servidores do TCE se houver a necessidade.

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação/assessoria

Prefeitura de Manaus faz contrato de R$ 19 mi para serviço de comunicação digital

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Faltando sete meses para as eleições municipais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), efetivou contrato para serviço de comunicação digital no valor global de R$ 19 milhões com a empresa Agência de Interatividade e Marketing Ltda., do empresário Durango Duarte.

O extrato do contrato n°002/2020 foi publicado na edição de quarta-feira, 18, do Diário Oficial do Município (DOM). Confira o documento no final da matéria.

De acordo com as informações da publicação, o contrato terá vigência de 12 meses, a contar de 2 de março de 2020 a 1° de março de 2021, e o valor mensal está estimado em R$ 1,5 milhão. O despacho de homologação do contrato é assinado pela secretária de comunicação Kellen Cristina Veras Felisardo Lopes.

Conforme dados da dotação orçamentária, as despesas do contratos foram empenhadas sob o n° 2020NE00094, no valor de R$ 2 milhões, ficando o restando a ser empenhado durante a execução do contrato e consignado no orçamento deste e do próximo exercício.

Procurada pela reportagem, a Semcom informou que o referido contrato possui natureza continuada, na modalidade Concorrência, conforme consta no extrato do Diário Oficial.

A Semcom ressaltou, ainda, que, ao longo de mais de 30 anos de sua existência, a secretaria adota estratégias que acompanham o processo de comunicação, sempre pensando no maior alcance do cidadão e na transparência e divulgação dos serviços executados pela Prefeitura de Manaus.

“Diante das atuais mudanças e o surgimento das novas mídias, é cada vez mais necessário está conectada à população e, por isso, atenta a esse comportamento, a secretaria está investindo em novas formas de dialogar com o contribuinte, fortalecendo a interação digital”, fala a nota enviada à redação de O Poder.

Ainda segundo a secretaria, conforme consta em contrato, dentre os principais objetos da nova prestação de serviços, destacam-se: o planejamento, implementação, manutenção e monitoramento de soluções de comunicação digital; criação, implementação e desenvolvimento de formas inovadoras de comunicação digital, destinadas a expandir os efeitos de mensagens e conteúdos do Poder Executivo Municipal, em seus canais proprietários e em outros ambientes, plataformas ou ferramentas digitais, em consonância com novas tecnologias; a criação e adaptação de roteiro para vídeo para publicação em propriedade digital; produção de vídeo depoimento, animação, vídeo colagem, transmissão ao vivo, produção de vinheta, podcast e outros produtos para propriedade digital.

Por fim, a Semcom reforçou que a contratação visa às metas estabelecidas pelo planejamento estratégico “Manaus 2030”, dentro do programa Cidade Inteligente, que busca por uma prefeitura conectada com a sociedade, especialmente por meio da publicidade, transparência, colaboração e agilidade. A nota esclarece que o contrato cumpriu com todos os requisitos legais necessários, estando em consonância com a Lei Municipal Lei 8666/93.

Licitação 

O empresário Durango Duarte, dono a empresa Interatividade, disse à reportagem que o contrato passou por um processo licitatório transparente e os serviços são pré-definidos. “Isso é comunicação digital, e só serve para fazer a comunicação digital, tais como: produção de conteúdo digital, gestão, e não tem relacionamento com patrocínios de blogs e portais”, explicou o empresário.

Durango Duarte ressaltou que o contrato é extremamente vantajoso para o poder público, pois não existe honorários para impulsionamentos caso a prefeitura tenha que impulsionar algo nas plataformas do Google, Facebook ou Instagram.

“Este modelo de contrato não é uma invenção da Prefeitura de Manaus, esse modelo é o mesmo modelo licitatório da presidência da República, da Secretaria de Comunicação que vem desde o governo Dilma. Então, o edital que participei é idêntico o que atende ao governo federal, mas, não especificamente o governo Bolsonaro, mas, o que atendeu o Governo Dilma e, também, Michel Temer”, explicou.

Segundo o empresário, o papel do contrato é trazer a comunicação que a prefeitura usa na chamada “plataforma off”,que incluem as televisões, rádio e jornal, ou algo que está dentro de sites, para trazer para uma linguagem dos canais que a prefeitura usa.

“O recurso será aplicado para produção de vídeos, podcasts, fotografia, relatórios, gerenciamento de mídia e performance”, explicou o empresário.

Veja o extrato de contrato:

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Prefeitura de Manaus faz contrato de R$ 19 mi para serviço de comunicação digital

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Faltando sete meses para as eleições municipais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), efetivou contrato para serviço de comunicação digital no valor global de R$ 19 milhões com a empresa Agência de Interatividade e Marketing Ltda., do empresário Durango Duarte.

O extrato do contrato n°002/2020 foi publicado na edição de quarta-feira, 18, do Diário Oficial do Município (DOM). Confira o documento no final da matéria.

De acordo com as informações da publicação, o contrato terá vigência de 12 meses, a contar de 2 de março de 2020 a 1° de março de 2021, e o valor mensal está estimado em R$ 1,5 milhão. O despacho de homologação do contrato é assinado pela secretária de comunicação Kellen Cristina Veras Felisardo Lopes.

Conforme dados da dotação orçamentária, as despesas do contratos foram empenhadas sob o n° 2020NE00094, no valor de R$ 2 milhões, ficando o restando a ser empenhado durante a execução do contrato e consignado no orçamento deste e do próximo exercício.

Procurada pela reportagem, a Semcom informou que o referido contrato possui natureza continuada, na modalidade Concorrência, conforme consta no extrato do Diário Oficial.

A Semcom ressaltou, ainda, que, ao longo de mais de 30 anos de sua existência, a secretaria adota estratégias que acompanham o processo de comunicação, sempre pensando no maior alcance do cidadão e na transparência e divulgação dos serviços executados pela Prefeitura de Manaus.

“Diante das atuais mudanças e o surgimento das novas mídias, é cada vez mais necessário está conectada à população e, por isso, atenta a esse comportamento, a secretaria está investindo em novas formas de dialogar com o contribuinte, fortalecendo a interação digital”, fala a nota enviada à redação de O Poder.

Ainda segundo a secretaria, conforme consta em contrato, dentre os principais objetos da nova prestação de serviços, destacam-se: o planejamento, implementação, manutenção e monitoramento de soluções de comunicação digital; criação, implementação e desenvolvimento de formas inovadoras de comunicação digital, destinadas a expandir os efeitos de mensagens e conteúdos do Poder Executivo Municipal, em seus canais proprietários e em outros ambientes, plataformas ou ferramentas digitais, em consonância com novas tecnologias; a criação e adaptação de roteiro para vídeo para publicação em propriedade digital; produção de vídeo depoimento, animação, vídeo colagem, transmissão ao vivo, produção de vinheta, podcast e outros produtos para propriedade digital.

Por fim, a Semcom reforçou que a contratação visa às metas estabelecidas pelo planejamento estratégico “Manaus 2030”, dentro do programa Cidade Inteligente, que busca por uma prefeitura conectada com a sociedade, especialmente por meio da publicidade, transparência, colaboração e agilidade. A nota esclarece que o contrato cumpriu com todos os requisitos legais necessários, estando em consonância com a Lei Municipal Lei 8666/93.

Licitação 

O empresário Durango Duarte, dono a empresa Interatividade, disse à reportagem que o contrato passou por um processo licitatório transparente e os serviços são pré-definidos. “Isso é comunicação digital, e só serve para fazer a comunicação digital, tais como: produção de conteúdo digital, gestão, e não tem relacionamento com patrocínios de blogs e portais”, explicou o empresário.

Durango Duarte ressaltou que o contrato é extremamente vantajoso para o poder público, pois não existe honorários para impulsionamentos caso a prefeitura tenha que impulsionar algo nas plataformas do Google, Facebook ou Instagram.

“Este modelo de contrato não é uma invenção da Prefeitura de Manaus, esse modelo é o mesmo modelo licitatório da presidência da República, da Secretaria de Comunicação que vem desde o governo Dilma. Então, o edital que participei é idêntico o que atende ao governo federal, mas, não especificamente o governo Bolsonaro, mas, o que atendeu o Governo Dilma e, também, Michel Temer”, explicou.

Segundo o empresário, o papel do contrato é trazer a comunicação que a prefeitura usa na chamada “plataforma off”,que incluem as televisões, rádio e jornal, ou algo que está dentro de sites, para trazer para uma linguagem dos canais que a prefeitura usa.

“O recurso será aplicado para produção de vídeos, podcasts, fotografia, relatórios, gerenciamento de mídia e performance”, explicou o empresário.

Veja o extrato de contrato:

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Príncipe de Mônaco testa positivo para coronavírus

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O príncipe Albert II, foi diagnosticado nesta quinta-feira,19, com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O chefe d o estado seguirá seu trabalho em uma parte isolada do palácio, segundo a monarquia.

Príncipe Albert II (2019)

Em um comunicado oficial, o principado anunciou que seu mandatário foi submetido a um teste no início da semana, e esclareceu que a sua saúde “não é motivo de preocupação”.

Na terça-feira,17, o ministro do estado, Serge Telle, equivalente ao primeiro-ministro, anunciou que seus exames deram positivo para novo coronavírus.

Mônaco é um pequeno país, situado no sul da França, que enfrenta confinamento desde terça-feira por causa da epidemia de coronavírus. De acordo com o levantamento mais recente da Organização Mundial da Saúde, a França tem 5,3 mil casos de Covid-19.

Fonte : G1

Foto: Foto: Kamil Zihnioglu

Príncipe de Mônaco testa positivo para coronavírus

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O príncipe Albert II, foi diagnosticado nesta quinta-feira,19, com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O chefe d o estado seguirá seu trabalho em uma parte isolada do palácio, segundo a monarquia.

Príncipe Albert II (2019)

Em um comunicado oficial, o principado anunciou que seu mandatário foi submetido a um teste no início da semana, e esclareceu que a sua saúde “não é motivo de preocupação”.

Na terça-feira,17, o ministro do estado, Serge Telle, equivalente ao primeiro-ministro, anunciou que seus exames deram positivo para novo coronavírus.

Mônaco é um pequeno país, situado no sul da França, que enfrenta confinamento desde terça-feira por causa da epidemia de coronavírus. De acordo com o levantamento mais recente da Organização Mundial da Saúde, a França tem 5,3 mil casos de Covid-19.

Fonte : G1

Foto: Foto: Kamil Zihnioglu

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