novembro 22, 2024 00:30

Pandemia do Covid-19 repercute na Assembleia Legislativa do Amazonas

A Pandemia do coronavírus, Covid-19, que está se espalhando rapidamente em vários países do  mundo, repercutiu nesta quinta-feira, 12, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O deputado Carlinhos Bessa (PV) pediu ao governo do Estado e ao Legislativo estadual medidas mais eficientes de informações sobre a doença e cuidados de higienização nas repartições públicas para evitar a contaminação.

“Peço ao secretário de Educação, Luís Fabian, que a gente possa instalar nas escolas públicas álcool em gel que é uma forma de evitar. Temos que trabalhar de forma educativa com a população para diminuir a proliferação do vírus em nosso Estado. O álcool gel tem que estar disponível dentro dessa casa. Em alguns lugares já esta sendo utilizado dentro dos elevadores. Aqui temos um grande número de funcionários que transitam pelos corredores e recebemos muitas pessoas. Nem os países de primeiro mundo estão preparados para conter esse vírus”, alertou.

Durante um aparte, Wilker Barreto (Podemos) cobrou da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informações sobre as precauções  que estão sendo tomadas em relação ao coronavírus quando a epidemia chegar ao Amazonas.

“Pelo que escutamos hoje nas redes sociais por um áudio, de um médico que relatou uma reunião em São Paulo com as maiores autoridades médicas sobre a questão dos tomógrafos, porque raio-x não consegue diagnosticar a doença, e eu pergunto para a Susam como estão hoje os tomógrafos das nossas unidades? Isso é fato, a recuperação dos idosos dura em média três a quatro semanas em UTI. Pergunto quantas UTIs temos separadas para a epidemia do coronavírus? Como está a retaguarda da vigilância sanitária? Como é que vamos fazer essa contenção para o interior? O governo precisa tranquilizar a população”, cobrou o deputado.

Felipe Souza (Patriota) citou a importância dos cuidados de higienização em lavar sempre as mãos e evitar o contato com os olhos, nariz e a boca. “Temos que ter álcool gel em todas as repartições, nos corredores e elevadores e informar ao máximo a população na importância de lavar as mãos. Estou protocolando uma indicação ao governador (Wilson Lima) pra que ele possa divulgar em todos ops órgãos públicos informações de como as pessoas podem estar se prevenindo para evitar essa contaminação”, disse.

O deputado Fausto Júnior (PV) disse que está mais preocupado com o impacto na economia mundial que o vírus está causando e que pode prejudicar o Amazonas. “Sabemos que esse vírus tem afetado a economia mundial com a desaceleração de investimentos, aqui temos que ter o máximo de informações no Amazonas para que a nossa economia não sofra tanto”, alertou.

Em defesa do governo, Álvaro Campelo (PP) adiantou que reuniões têm sido realizadas com membros da Susam para debater o coronavírus. “Já começou esse trabalho de prevenção e agora as reuniões entre a Seduc, Susam e Vigilância Sanitária estão mais constantes para evitar que essa epidemia atinja o Amazonas”, disse.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Aleam

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!