maio 19, 2024 18:57

Comissões de Saúde da Aleam e CMM defendem maior conscientização sobre o coronavírus

spot_img

A cidade de Manaus registrou o primeiro caso de coronavírus, confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado (Susam) nesta sexta-feira, 13, em uma mulher de 39 anos, que chegou de Londres, na Europa, na última quarta, 11.

O caso é o primeiro confirmado, inclusive, da região Norte, o que coloca o Amazonas em evidência neste cenário do avanço do Covid-19 no Brasil. Diante disso, políticos ligados à saúde defendem que a estratégia é conscientizar e orientar a população sobre os métodos de prevenção da doença.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus, o vereador Marcelo Serafim (PSB), destacou que a proposta tomada pelo colegiado para a sociedade manauense está em disseminar as medidas de proteção para não contrair o vírus e se prevenir.

“O foco será em orientar a população com os cuidados básicos, como lavagem de mãos, o uso de álcool em gel entre outras orientações, e certamente Manaus não terá grandes problemas ao enfrentar o coronavírus, evitando um surto”, disse Marcelo.

O vereador contrapôs ainda que o Covid-19 está causando mais preocupação, que outros vírus respiratórios já existentes na região, que não podem ficar de lado.

“Nós temos cerca de 25 mortes de novembro do ano passado até fevereiro deste ano em relação aos outros vírus, então as medidas de proteção adotadas para o coronavírus são exatamente as mesmas medidas adotadas pelos demais vírus e esses já estão circulando aqui na nossa cidade, o foco é orientar”, destacou.

Para O Poder a Prefeitura de Manaus informou que lançará um pacote de ações de prevenções junto a população, sobre orientações em locais de muitas aglomerações, supermercados, feiras e eventos, contendo conscientização e medidas preventivas, garantindo ainda que as unidades hospitalares estejam preparadas para atendimentos de novos casos.

Prevenção

A deputado estadual Dra. Mayara Pinheiro (PP), que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), informou que para o plano estadual de Combate ao Coronavírus foi criado ainda um comitê dividido em quatro partes, que inclui, também, a prevenção para demais síndromes respiratórias, tendo participação de diversos órgãos públicos e das Forças Armadas.

“É importante a gente combater as notícias falsas (fake news) sobre o coronavírus e informar para todos as medidas preventivas que precisam ser tomadas, como lavar as mãos com água e sabão, usar o álcool em gel, fazer a assepsia das superfícies, evitar aglomerados e utilizar lenço de papel. Dessa forma, a gente previne não apenas contra o coronavírus, mas também para as demais doenças respiratórias”, afirmou deputada.

Indicação

Com o avanço do Covid-19 no país, que já registra perto de 100 casos positivos para a doença, o deputado federal capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), apresentou no início deste mês, na Câmara dos Deputados, o Indicativo n°69/2020, em que sugere ao governo federal que todos os presídios do Brasil recebam desinfecções, como forma de prevenir doenças e controle de endemias, epidemias e surtos infectocontagiosos.

De acordo com o site da Câmara dos Deputados, a proposta de Alberto Neto já está tramitando na casa para uma possível aprovação. Ele pediu caráter de urgência.

 

Ericles Albuquerque, para O Poder

Com informações de assessorias

Últimas Notícias

Lucenildo lidera com triplo de votos em Alvarães, diz Pontual Pesquisas

O Instituto Pontual Pesquisas realizou estudo eleitoral no município de Alvarães (a 530 quilômetros de Manaus) entre os dias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!