maio 21, 2024 10:26

Governo atualiza sobre casos de coronavírus e critica divulgação de fake news

spot_img

Em entrevista coletiva online, na tarde desta quarta-feira, 18, a diretora-presidente da Fundação em Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, atualizou os dados de casos notificados, descartados e confirmados do novo coronavírus no Amazonas e criticou a divulgação de possíveis casos de pessoas infectadas em hospitais da cidade. A coletiva contou com a presença do secretário de Saúde, Rodrigo Tobias.

Segundo Rosemary, de 29 de fevereiro até terça-feira, 17, foram feitos 44 testes. Destes, 39 foram descartados, três estão em avaliação e dois foram confirmados. “O segundo caso confirmado é de um senhor de 55 anos, que está em isolamento domiciliar”, disse. O homem está sendo acompanhado de um cuidador e equipe da FVS.

A diretora da FVS afirmou que as equipes de profissionais estão capacitadas para o atendimento e criticou a divulgação de imagens de pessoas internadas em hospitais da cidade que estariam com coronavírus. Segundo ela, há pessoas que estão internadas com síndrome respiratória grave. “Não são pacientes de coronavírus”, enfatizou.

Rosemary também orientou sobre a suspensão de grandes eventos, pois, conforme explicou, a aglomeração de pessoas aumenta em 15 vezes a proliferação do vírus. A diretora defendeu que eventos com mais de 100 pessoas precisam ser suspensos.

Campanha de vacinação

Rosemary também destacou a importância de idosos acima de 60 anos se vacinarem contra a influenza. “Estamos correndo contra o tempo para dispensar todas as vacinas para todos os municípios do interior. Então, no dia 23, iniciaremos a campanha para pessoas acima de 60 anos. Essa campanha é muito importante porque os vírus influenza atacam pessoas com essa faixa etária”, disse.

Pessoas idosas são o público de risco do novo coronavírus e, ao não se vacinarem contra a influenza, podem ficar com o sistema imunológico mais frágil e propensos a outras doenças.

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Relatório final da CPI da Braskem é aprovado

Foi aprovada, na manhã desta terça-feira, 21, no Senado Federal, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem. O...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!