Após suspender as sessões plenárias presenciais por medida de prevenção contra o coronavírus (Covid-19), desde a última quinta-feira, 19, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) volta às atividades nesta terça-feira, 24, a partir das 9h, em transmissão via internet da primeira sessão totalmente virtual da história do Parlamento local.
A votação de matérias será on-line pelos deputados direto de suas residências e a sessão poderá ser acompanhada pela população por meio das redes sociais da Assembleia, como o Facebook, YouTube e Instagram.
Em caráter de urgência, devido a pandemia do Covid-19, deverá estar na pauta desta terça-feira, os projetos de lei que propõem a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS) para a aquisição de artigos de uso essencial como máscaras, álcool gel e luvas, e a que proíbe cortes dos serviços e energia e água. Projetos de autoria dos deputados Josué Neto e João Luiz (Republicanos).
O presidente da Aleam, Josué Neto, disse que o objetivo é dar condições do Parlamento debater e aprovar projetos importantes que podem auxiliar as ações de combate ao coronavírus e que tudo está sendo feito para dar continuidade aos trabalhos do Poder Legislativo em meio à pandemia mundial. O pacote de medidas econômicas que o governo do Estado vai enviar para o parlamento deve chegar ao parlamento nos próximos dias.
“Estamos somando esforços para que a Assembleia Legislativa possa receber e analisar as matérias oriundas do Executivo estadual que podem ser essenciais nesse momento em que são necessárias medidas mais severas de combate ao Covid-19. Sobre a matéria do governo ainda não recebemos”, disse Josué.
O diretor-geral da Aleam, Wander Mota, explica que a sessão virtual iniciará às 9h, horário regimental do Parlamento, e que todos os parlamentares irão participar.
Os 24 deputados poderão participar de qualquer dispositivo, sejam eles desktops, notebooks, tablets ou mesmo smartphones.
Mídias digitais
A Aleam será pioneira na transmissão ao vivo das sessões e atividades no plenário Ruy Araújo, por meio das mídias digitais, e manterá a metodologia durante a sessão remota. A iniciativa visa dar acesso à população ao que é discutido e decidido entre os 24 parlamentares, especialmente no momento em que o isolamento social é necessário.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: O Poder