fevereiro 21, 2026 07:00

CMM já desenvolve ferramenta para realizar sessão virtual com os vereadores

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) está trabalhando para tocar as pautas de votação, em especial as que apresentarem urgência, de forma on-line, a exemplo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que realiza nesta terça-feira, 24, sua primeira sessão totalmente virtual.  A medida busca evitar a aglomeração de pessoas e impedir o crescimento do coronavírus (Covid-19) no Amazonas.

De acordo com presidente da CMM, vereador Joelson Silva (PSDB), as equipes da casa legislativas estão trabalhando para implantar o sistema em que os vereadores possam votar e discutir a pauta de forma on-line, sem precisar se aglomerar no Parlamento municipal.

“Tem que ser on-line e estamos aguardando se tiver alguma matéria urgente que necessite ser votada. Se surgir, vamos acionar os vereadores para apreciar a pauta”, destacou o vereador, sem dar detalhes de como será essa ferramenta e quando ela estará disponível aos vereadores.

Suspensas

Tanto a Assembleia Legislativa quanto a Câmara Municipal de Manaus resolveram suspender suas atividades para evitar a propagação do Covid-19. A Aleam está com todas as atividades presenciais suspensas desde a última quinta-feira, 19, por meio do Ato da Mesa Diretora n◦ 008. Já a CMM, suspendeu suas atividades desde a sexta-feira, 20.

Sessão virtual

A Assembleia Legislativa se prepara para realizar a primeira sessão totalmente virtual nesta terça-feira, 24. A medida, segundo o presidente da casa, deputado Josué Neto (sem partido), visa dar condições do Parlamento debater e aprovar projetos importantes que podem auxiliar as ações de combate ao coronavírus no período de isolamento social.

O diretor-geral da Aleam, Wander Mota, ressaltou que a sessão iniciará às 9h, horário regimental do Parlamento, e que todos os deputados terão acesso a sessão virtual.

Urgência

Entre as iniciativas que deverão ser apreciadas estão as que propõem a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS), para a aquisição de artigos de uso essencial como máscaras, álcool gel e luvas, e a que proíbe cortes dos serviços e energia e água. Projetos de autoria dos deputados Josué Neto e João Luiz (Republicanos). Também existe a expectativa da apreciação de um pacote de medidas do Governo.

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Hariel Fontenelle/O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!