fevereiro 29, 2024 11:49

Coronavírus: Sete novos casos testam positivo e o Amazonas totaliza 54 pacientes

spot_img

O Amazonas já totaliza 54 casos confirmados de pacientes com coronavírus doze dias depois de o primeiro caso vir à tona. O dado atualizado foi divulgado em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feria, 25, pelo governador Wilson Lima (PSC) em companhia da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, em que sete novos casos foram confirmados nas últimas 24 horas.

Desses universo de pacientes com o vírus, 53 são de Manaus e um de Parintins, que é a esposa do empresário Geraldo Sávio, que morreu vítima do Covid-19, na noite de terça-feira, 24, configurando a primeira morte do vírus no Amazonas.

Na entrevista, o governador afirmou que outros 21 casos novos aguardam o resultado de exame pelo  pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen).

A diretora-presidente da FVS disse que dos 54 casos, 49 estão em isolamento domiciliar sendo monitorados e seguem com quadro estáveis; 4 estão internados por precaução, sendo 1 no Hospital Pronto Socorro Delphina Aziz e, 3 em uma unidade hospitalar particular de Manaus.

Primeira Morte

O governador comentou sobre a primeira morte por Covid-19 ocorrida no Amazonas, do paciente de Parintins, que se encontrava em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Wilson conversou por telefone com a viúva, que é a paciente positivo do município, e prestou sua solidariedade.

De acordo com o Wilson e por determinação da Anvisa, o corpo do paciente de 49 anos deverá ser cremado ou isolado e enterrado. Por decisão da viúva, o corpo deverá ser cremado. A rede pública do Estado não possui crematório o corpo permanecerá sendo conservado pelo governo sendo encaminhado para uma iniciativa privada na próxima semana.

Novas Medidas

Conforme declaração do governador, ainda no final desta tarde novos decretos serão determinados para o Estado. Wilson adiantou que entre as novas normas está a quarentena para todos os passageiros que desembarcarem do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Pronunciamento de Bolsonaro

Wilson Lima tornou a pontuar o pronunciamento do presidente Bolsonaro (sem partido) na noite desta terça-feira, 24, que criticou as medidas dos governadores por decretarem quarentena nos Estados, prejudicando a economia.

“Todas as decisões que eu tomei foram baseadas em protocolos e determinados pelo próprio Ministério da Saúde, e eu vou continuar mantendo e agindo desta forma, para conter essa pandemia do Coronavírus, afim de evitar que o estrago seja maior”, afirmou Wilson dizendo que já está conversando com setores da área econômica do Amazonas.

 

Por Ericles Albuquerque, para O Poder

Foto: Reprodução/Facebook

Últimas Notícias

PF realiza operação contra fraudes em benefícios do INSS

A Superintendência da Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 29, em Manaus, a Operação Acta Passio, que visa...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!