junho 17, 2024 14:08

Covid-19 avança no interior e AM já contabiliza 140 casos confirmados; 10 são graves

spot_img

O coronavírus avança pelo Amazonas e dois novos municípios apresentaram casos confirmados, segundo o governo do Estado: Anori e Itacoatiara. Agora, já são 140 pacientes infectados pelo vírus no Amazonas, um crescimento de 29 novos casos em apenas 24 horas. Os dados foram atualizados na tarde deste domingo, 29, em coletiva on-line da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

De acordo com a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, dos 140 caso, 131 estão concentrados em Manaus e nove espalhados pelo interior do Estado, sendo: 2 em Parintins, 2 em Manacapuru, 2 em Itacoatiara, 1 em Santo Antônio do Içá, 1 em Anori e, 1 em Boca do Acre.

“Desses pacientes, temos 21 internados, dos quais, cinco estão no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, com quatro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 16 estão sendo atendidos pelo saúde privada, com seis também em UTIs. Ou seja, temos 10 pacientes em estado grave por contado do Covid-19”, revelou Rosemary.

A diretora ressaltou que um dos casos do Covid-19 que estão em UTI é de um paciente que veio de Manacapuru. Estes números, completa, demostram que o Amazonas está com uma curva de ascensão no número de casos.

Exames

A diretora-presidente da FVS afirmou que 80 testes estão sendo feitos diariamente e que alguns deles precisam fazer novos testes e o tempo do resultado está variando entre 24 horas e 48 horas.

“Lembrando que esse é um tempo muito bom, levando em consideração que existe outros Estados que estão esperando até uma semana para receber o resultado dos exames”, disse Rosemary.

Idosos

Segundo a diretora-presidente da FVS, no Amazonas, apenas dois idosos foram testados positivos para o novo Coronavírus, desses, um de 81 anos que passou pela UTI e continua internado e outro de 70 anos, que está em leito clínico.

“Ainda em relação aos testados positivos no Amazonas, eles estão na faixa entre 30 a 49 anos. Também temos duas crianças de 4 e 10 anos, além dos dois idosos”, explicou Rosemary.

Números

Rosemary explicou que se espera o aumento dos casos nas próximas semanas e o período de chuva deverá ajudar no contágio entre as pessoas.

Contaminação

De acordo com o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, o Amazonas, assim como todo o Brasil, está com transmissão comunitária, onde todos estão suscetíveis a contaminação. O secretário explicou que o Estado está transformando o Hospital Delphina em uma unidade para atender as pessoas que necessitarem de atendimento especializado.

Rodrigo Tobias explicou que o Governo do Amazonas está fazendo aquisição de 30 mil testes rápidos do Covid-19. “Também soubemos que o município de Manaus está adquirindo 30 mil testes para ajudar nas ações que servirão para orientar os casos do Covid-19”, disse o secretário.

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Reprodução/Facebook

Últimas Notícias

Wilson Lima movimenta Coari no fim de semana

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), entregou, na última sexta-feira, 14, oito escolas reformadas e anunciou investimentos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!