dezembro 16, 2025 15:16

Processo que pedia conduta vedada contra Amazonino é extinto no TRE-AM

Por unanimidade, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) votou pela extinção do processo por conduta vedada ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral contra o ex-governador Amazonino Mendes, em 2018. Na denúncia, o MP Eleitoral dizia que a titular da Secretaria de Política Fundiária, Paula Kanzler, teria usado o programa de outorga de títulos em favor da campanha do ex-governador. O julgamento aconteceu em sessão virtual do plenário na manhã desta quarta-feira, 1º.

Em áudio apresentado em uma denúncia feita pelo Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral, em 2018, ao MP Eleitoral, a ex-secretária Paula Kanzler orientava os servidores públicos a fazerem propaganda a favor do governador Amazonino Mendes, que buscava reeleição à época.

Os desembargadores levaram em consideração dois equívocos para votarem pela extinção do processo. O primeiro foi a não inclusão da candidata a vice de Amazonino, Rebecca Garcia (PP), e, depois, a inclusão da ex-secretária como agente público comitente de conduta vedada.

O advogado de Amazonino, Yuri Dantas, disse ao O Poder que as análises da Polícia Federal a respeito dos áudios encaminhados ao MP, que constam na ação, mostram que a “doutora Paula não pronuncia nenhuma daquelas palavras, ou seja, outras pessoas deveriam ser inseridas como agentes públicos de conduta vedada”.

Segundo o advogado, como não era mais possível modificar a ação para inserir Rebecca Garcia ou outras pessoas que falavam a respeito da autorga de títulos, a ação precisava ser extinta porque não se formou corretamente o polo defensivo da ação. “Essa extinção é com resolução de mérito porque trata-se de decadência”, finalizou Dantas.

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Reprodução/TRE

Últimas Notícias

Itamarati, Japurá e Atalaia do Norte são os grandes da alfabetização 2025

Dos 13 municípios do Amazonas menores em população, três figuram entre as cidades com os maiores índices de alfabetização...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!