maio 19, 2024 19:25

Candidatos à Prefeitura de Itacoatiara buscam ‘bençãos’ de Wilson Lima

spot_img

Primeiro e terceiro lugar na pesquisa Pontual de intenção de votos para a Prefeitura de Itacoatiara (a 175 quilômetros de Manaus), os pré-candidatos Mário Abrahim (PSB) e Cabo Maciel (PL) devem disputar não somente a prefeitura, mas o apoio do governador do Estado, Wilson Lima (PSC).

Favorito na pesquisa com 30,8% da preferência do eleitorado de Itacoatiara, o empresário Mário Abrahim (PSB) já faz planos para conversar com Wilson Lima em busca de apoio e, até mesmo migrar para o PSC. Filiado ao PSB, comandado no Estado pelo deputado Serafim Corrêa, Abrahim não descarta deixar a sigla. Ele tem até esta sexta-feira, 3, para trocar ou não de legenda.

Mas, para que essa troca aconteça, o pré-candidato adiantou ao O Poder que, primeiro vai agendar uma reunião com o governador e, em seguida, com Serafim, para então, buscar uma definição de qual legenda partidária deverá disputar o pleito deste.

“Conversei com algumas pessoas do governo, e estamos aguardando alguns posicionamentos. E a ideia é ter essa construção, o que precisamos é ter alianças. Nós estamos numa construção, ainda não tem nada definido. Vamos nos reunir com o governador e logo após com o Serafim, para termos uma definição”, ressaltou.

Abrahim comentou a pesquisa Pontual e afirmou que o resultado lhe deixou bastante feliz. “Isso mostra que estamos fazendo um bom trabalho. Desde quando finalizamos o cenário de 2018, intensificamos os trabalhos sabendo que precisávamos avançar, buscando sempre a boa aceitação do povo”, disse o pré-candidato.

Na eleição municipal de 2016, Mário Abrahim disputou a Prefeitura de Itacoatiara, finalizando em 4º lugar. Em 2018, ele tentou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), sem sucesso.

Apoio

Na mesma esteira de Abrahim, o deputado estadual Cabo Maciel também almeja o apoio de Wilson Lima em sua empreitada rumo à Prefeitura de Itacoatiara. Ele aparece em terceiro lugar na pesquisa Pontual, com 12,8% dos votos.

Maciel, que já foi inclusive vice-líder de Wilson na Aleam, busca uma frente ampla de apoio a seu nome que envolve ainda o vice-governador, Carlos Almeida Filho (PTB).

“Eu não tenho como sair do PL, pelo fato de eu ter uma boa relação com os presidentes do diretório estadual e também da nacional. Mas, estou alinhado ao governador, tenho compromisso com o governo e o governador deve decidir a melhor opção para que ele possa ajustar”, disse o deputado.

Cabo Maciel disse que vem conversado bastante com o governador e o vice, mas, que a posição deles em relação ao apoio do candidato em Itacoatiara, saberá respeitar. “Se for a meu favor, tranquilo. Se não for, saberei respeitar, até pelo fato de isso fazer parte da política”, disse.

‘Estou no game’

Em relação à pesquisa do Instituto Pontal, Cabo Maciel disse que acredita em uma outra realidade em Itacoatiara, segundo ele, existem algumas outras pesquisas que mostram o adversário, Mário Abrahim bem abaixo de 30%.

“A pesquisa saiu, estamos no game, comentaram bastante em Itacoatiara, mas, em termos de crescimento, a minha candidatura é a que mais cresce, saímos de pouco mais de 3% em uma pesquisa feita ano passado, para mais de 12% nessa nova pesquisa”, ressaltou Cabo Maciel.

O deputado afirmou que pesquisa é algo para tomar como base, e que vai continuar trabalhando. “Entretanto, ninguém nem sabe se vai haver o pleito, pois, o foco agora, é o enfrentamento do Covid-19”, disse Maciel.

Sem resposta

A reportagem procurou o ex-prefeito Mamoud Amed, segundo colocado na pesquisa do Instituto Pontual com 18,3% dos votos válidos para comentar o resultado da sondagem, sem sucesso.

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

Lucenildo lidera com triplo de votos em Alvarães, diz Pontual Pesquisas

O Instituto Pontual Pesquisas realizou estudo eleitoral no município de Alvarães (a 530 quilômetros de Manaus) entre os dias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!