abril 25, 2025 05:51

Ministério da Saúde propõe ações de combate a disseminação de covid-19 em áreas indígenas

O Ministério da Saúde anunciou uma série de ações de combate a disseminação do novo coronavírus com o intuito de evitar que a população indígena seja contaminada pelo vírus. As medidas fazem parte do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus em Povos Indígenas.

“O Plano de Contingência ainda orienta as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e pede que os agentes indígenas de saúde e agentes indígenas de saneamento também recebam as informações para que possam ajudar na conscientização da comunidade sobre as medidas de prevenção e controle da doença, na identificação precoce de sinais e sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, informou por meio de nota o Ministério da Saúde.

No documento é orientado que os casos suspeitos devem ter prioridade no atendimento com o objetivo de “diminuir o tempo de contato com os indígenas presentes no local de atendimento”.

Além disso, o registro do atendimento dever ser realizado no prontuário do paciente e também deverá ser inserido no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI).

A pasta também reforça que os integrantes das equipes multidisciplinares devem também adotar as medidas de proteção individual diante de um caso suspeito.

No total, 12 documentos foram produzidos e disponibilizados pela pasta, com informações e orientações destinadas aos 34 Distritos Especiais de Saúde Indígena responsáveis pelo atendimento a quase 800 mil indígenas aldeados em todo o Brasil.

Os documentos podem ser acessados no site da Secretaria Especial de Saúde Indígena.

Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) se manifestou por meio de nota divulgada neste sábado,11, lamentando a morte do indígena Yanomami de 15 anos Alvaney Xiriana Pereira, da sub-etnia Xiriana, em decorrência do covid-19.

O jovem, originário da comunidade Rehebe, teria apresentado os sintomas na comunidade do Boqueirão e estava internado no Hospital Geral de Roraima.

Acesso aos indígenas

O Ministério apresentou no documento uma série de recomendações à Funai que, entre outros assuntos, aborda o acesso às terras indígenas, solicitando “medidas restritivas à entrada de pessoas em todos os territórios indígenas devido à vulnerabilidade das populações indígenas às doenças respiratórias”.

O secretário especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, informou por meio de nota divulgada pelo ministério, que o material pode ser acessado por toda a comunidade indígena e não-indígena.

“Fizemos questão de disponibilizar tudo no Portal do Ministério da Saúde, na área da Saúde Indígena, para que todos possam conhecer nossas recomendações, nossas ações e nos auxiliar na prevenção do Novo Coronavírus” declarou.

 

Conteúdo: Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Últimas Notícias

Wilson Lima confirma que reajuste salarial para forças de Segurança Pública serão pagos a partir deste mês

Com a aprovação do reajuste de 9,41%, das datas-base de 2024 e 2025, para profissionais das Forças de Segurança,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!