fevereiro 22, 2026 01:48

STJ mantém exigência de regularização de CPF para recebimento de auxílio emergencial

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, derrubou a decisão que suspendeu a exigência de regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para o recebimento do auxílio emergencial de R$ 600 durante a pandemia do novo coronavírus.

A decisão do ministro foi tomada nesta segunda-feira, 20, atendendo o pedido de liminar feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) para manter o documento como uma das formas de identificação para receber o benefício.

De acordo com a AGU, a exclusão do CPF do sistema de pagamento poderia ocasionar em um atraso no repasse do dinheiro.

“Se, em circunstâncias normais, a possibilidade do atraso de 48 horas nas operações referentes ao pagamento de auxílio à população representa intercorrência administrável do ponto de vista da gestão pública, no atual quadro de desaceleração abrupta das atividades comerciais e laborais do setor privado, retardar, ainda que por alguns dias, o recebimento do benefício emergencial acarretará consequências desastrosas à economia nacional e, por conseguinte, à população”, explicou Noronha.

Além disso, o presidente do STJ também informou na decisão que a Receita Federal tomou medidas para regularizar o CPF das pessoas que possuem pendências no documento e não conseguem fazer o cadastro.

Suspensão

O juiz federal Ilan Presser, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), suspendeu na semana passada, a exigência de regularização do CPF por entender que a medida estava ocasionando aglomerações e filas em agências, contrariando as medidas de distanciamento social aplicadas pelas autoridades no combate ao covid-19.

 

 

 

 

Conteúdo: Agência Brasil

Foto: A7 Press/ Agência O Globo

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!