março 29, 2024 07:50

‘Vou começar a empacotar as minhas coisas’, diz Moro ao oficializar sua renúncia do cargo

spot_img

Na manhã desta sexta-feira, 24, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, anunciou a entrega do cargo, deixando o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), após o anuncio da exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.

O decreto foi publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU), incluindo as assinaturas do presidente e do então ministro Moro.

A informação da resistência de Moro em relação à exoneração de Valeixo gerou muita movimentação nas redes sociais. Ontem, em uma reunião feita pela manhã, Bolsonaro informou para o ex-juiz o interesse de fazer mudanças no comando da PF, Moro então teria ameaçado sair do cargo.

A informação foi feita pelo jornal Folha de São Paulo, que reforçou a saída do ex-juiz da pasta do governo Bolsonaro nesta manhã.

Pronunciamento

Em seu discurso feito no auditório do Ministério da Justiça, em Brasília, através de transmissão ao vivo, Moro lamentou a realização da coletiva online na situação atual da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Inicialmente, Moro fez um histórico de toda a sua carreira como juiz, além do seu trabalho em combate à corrupção e também citando o convite que o presidente Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça em razão ao seu compromisso com o enfrentamento com a criminalidade e a corrupção.

Além disso, o ex-juiz cita que lhe foi prometido “carta branca” para nomear assessores e entre outros necessários para fazer parte dessa missão com o ministro. A única exigência feita por Moro para assumir o cargo, seria segundo ele, não deixar a sua família desamparada caso acontecesse algo com ele.

Demissão 

Moro confirma a sua saída da pasta declarando que não aceitou a troca da direção da PF, escolhida por Bolsonaro. “Não me senti confortável com essa substituição. E um pressuposto para isso, temos que garantir o respeito à lei e a autonomia da Polícia Federal contra interferências políticas”.

“Agradeço a nomeação pelo Presidente da República no momento em que me encontro no Ministério da Justiça e vou encaminhar minha carta de demissão”, disse o ex-juiz.

 

 

 

 

 

 

Da Redação O Poder 

Foto: CNN/ Reprodução

Últimas Notícias

Janela partidária termina na próxima sexta-feira com cenários diferentes na capital e no interior do Amazonas 

A janela partidária terminará na sexta-feira da semana que vem, 5 de abril. Até esta data é possível a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!