setembro 7, 2024 21:24

‘A CPI da Saúde vai ser uma oportunidade de provar que fiz um governo correto’, diz Omar

O senador Omar Aziz (PSD) afirmou, com exclusividade ao O Poder, que a CPI da Saúde será uma oportunidade de provar que fez um governo íntegro. A gestão da saúde do ex-governador é um dos alvos da Comissão Parlamentar de Inquérito, instalada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) na semana passada e que vai investigar desvios de recursos públicos desde 2011, o que inclui ainda a gestão dos ex-governadores José Melo (Pros), David Almeida (Avante), Amazonino Mendes (Podemos) e o atual, Wilson Lima (PSC).

A CPI é um instrumento legítimo do Poder Legislativo e isso tem que ser respeitado. O que eu espero é que conduza investigações técnicas e transparentes. Se você observar, nenhum governo foi tão investigado quanto o meu e essa é mais uma oportunidade pra eu mostrar que fiz um governo correto”, afirmou.

A reportagem também procurou o ex-governador interino, David Almeida, que esteve na função por cinco meses após a cassação do mandato do então governador José Melo e seu vice, Henrique Oliveira, e ele afirmou que está à disposição para contribuir com a CPI da Saúde, “apesar do pouco tempo que esteve no governo tem muitas informações importantes para a população do Amazonas”.

“Estou à disposição se chamado, convidado ou convocado. Quero dar a minha contribuição. Nessa CPI eu quero vir não só pra falar numa sala, mas falar em plenário, numa reunião aberta para a sociedade amazonense ver, ouvir e tirar as suas conclusões. Tenho inúmeros dados, informações  e documentos que podem ajudar a sociedade tirar uma decisão de tudo que está passando em função desses problemas na área de saúde”, alfinetou.

Davi Almeida afirmou que sabe o que fez quando foi governador e que todos devem ser investigados. “Passei apenas cinco meses mas eu sei o que eu fiz, o que contribui e o que pode ser feito. Não era para o Amazonas estar nessa situação se muito do que propus e resolvi tivessem sido seguido pelos governo que me sucederam”, afirmou.

O Portal O Poder tentou contato com os ex-governadores Amazonino Mendes e José Melo, sem sucesso. Amazonino está em tratamento de saúde em São Paulo e Melo está sem assessoria de imprensa.

Foi na gestão de Melo que estourou um dos maiores escândalos de saúde do Estado, a Operação Maus Caminhos, deflagrada pela Polícia Federal e que resultou na prisão de ex-secretários de Saúde e até mesmo do ex-governador.

A Secretaria de Comunicação do Governo (Secom) também foi contactada para repercutir com o governador Wilson Lima a CPI da Saúde, provocada, em sua essência, pelo descontrole e caos evidenciados na pandemia do coronavírus no Estado, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

A CPI da Saúde realizou nesta segunda-feira, 18, a primeira sessão do colegiado, no modo virtual.

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Agência Senado

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!