fevereiro 22, 2026 03:01

Procurador-geral Eleitoral defende a realização das eleições em outubro

Nesta terça-feira, 26, o vice-procurador-geral Eleitoral, Renato Brill de Góes, enviou uma manifestação Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que defende o não adiamento das eleições municipais de outubro por causa da pandemia do novo coronavírus.

O parecer de 121 páginas cita estudos de universidades de Singapura, EUA e também do Brasil que preveem uma estabilização da covid-19 entre o fim de julho e o início de agosto, ainda antes do início da campanha eleitoral.

“Diante de tal contexto, entende-se que a curva preditiva de tais estudos permite sejam mantidas as datas estabelecidas no art. 29, II, da Constituição Federal para a realização das eleições, afastando-se a hipótese de seu adiamento”, escreveu Góes.

Ainda de acordo com o procurador, qualquer alteração no calendário eleitoral deve ser feita em última circunstância, e se for o caso, é necessário que o adiamento ocorra por no máximo 30 dias, “de modo a permitir a diplomação dos eleitos ainda em 2020”.

Segundo Góes, é inviável “defender a prorrogação de mandatos, seja por qual tempo for, ainda que diante de uma situação extrema com a pandemia que ora se apresenta”.

Leia a manifestação completa: Peticao TSE – eleicoes 2020 no cenario da pandemia COVID 19_RBG

 

 

 

 

 

Conteúdo: Agência Brasil

Foto: Shutterstock

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!