Embora o deputado estadual Sinésio Campos tenha vencido a disputa interna para a escolha do candidato a prefeito de Manaus pelo PT, a decisão final deverá sair da direção nacional. A prévia do partido aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 27, por meio de videoconferência, mas ela vai ser contestada pelo pré-candidato, o deputado federal José Ricardo e seus aliados.
Na primeira etapa da votação interna, José Ricardo teve 21 votos, Sinésio Campos, 20 e o vereador Sassá da Construção, teve apenas 5 votos.
Fora da disputa, na segunda etapa Sassá declarou voto a Sinésio. Segundo o presidente municipal do PT, Valdemir Santana, apoiadores de José Ricardo abandonaram a plenária. Com isso, Sinésio teve 25 votos, José Ricardo teve 2 votos e houveram 19 abstenções.
Mas, diretorianos que apoiavam José Ricardo denunciam muita confusão na disputa da segunda etapa e vão levar o caso à direção nacional e, pedir intervenção interna.
Segundo apurado pelo O Poder, a escolha final do nome do PT que vai disputar a Prefeitura de Manaus será feita pela direção nacional e o escolhido deve ser José Ricardo. Uma das vantagens do deputado federal é que ele aparece bem posicionado nas pesquisas de intenção de voto, ao contrário de Sinésio.
Nos bastidores, Sinésio Campos, que é presidente regional do PT, teria feito uma aliança com o presidente municipal da sigla, Valdemir Santana, com o objetivo de o deputado estadual ser o mais votado nas prévias.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Arquivo/Aleam