O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral afirma que, devido à falta de transparência e do aumento de denúncias de supostos desvios de recursos públicos do Estado e de municípios, irá intensificar suas ações ingressando com representações aos ministérios públicos do Estado e Federal.
Segundo o comitê, a decisão se deu após a constatação da falta de transparência nas movimentações de recursos do erário e das denúncias realizadas por pessoas e entidades sociais, quanto a não observância por parte de empresas dos governos estadual e municipais na efetivação correta de compras de produtos e contratação de serviços neste período de pandemia, ocasionado pelo coronavírus (Covid-19).
O comitê avalia como necessária a aplicação de medidas enérgicas e rápidas pelos órgãos internos e externos de fiscalização e controle do dinheiro público, como Ministério Público, casas legislativas, Tribunais de Contas e Controladorias dos poderes Executivos. “O intuito é prevenir e combater à corrupção. Isto porque, com a pandemia da Covid-19 e o estado de calamidade pública, dispensas de licitações estão sendo realizadas sob denúncias”, afirmou o comitê.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação