abril 3, 2025 07:44

Convenções partidárias digitais são bem vistas por pré-candidatos a prefeito de Manaus

Pré-candidatos a prefeito de Manaus ouvidos pelo O Poder concordam com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autoriza a realização de convenções partidárias virtuais nas eleições 2020, devido a pandemia do novo coronavírus.

Conforme nota enviada pela assessoria de imprensa do TSE ao O Poder, o calendário das convenções continua mantido e serão realizadas de 20 de julho a 5 de agosto.

O ex-deputado e pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo Avante, David Almeida, apoia a decisão do TSE e diz estar preparado para utilizar as plataformas virtuais. “Estamos preparados para as convenções virtuais, meu planejamento já está pronto. A pandemia fez com que nós fossemos nos adaptando. Estou me reunindo de forma virtual com meus apoiadores. Ontem mesmo me reuni com os quatro partidos que nos apoiam. Estamos de acordo”, disse.

Capitão Alberto Neto, que é deputado federal e pré-candidato a prefeito pelo Republicanos, disse que não terá dificuldades porque já utiliza diversas plataformas tecnológicas. “Com certeza eu concordo. Nós já temos expertise em plataformas tecnológicas. A pandemia não acabou, o coronavírus ainda circula. Tudo que a gente puder fazer para evitar aglomerações nós iremos fazer, iremos evitar. Uma convenção normal poderia causar muita contaminação”, afirmou.

O deputado destacou, ainda, que existe um projeto de lei tramitando na Câmara que permite a realização de convenção partidárias on-line. Proposta da deputada Soraya Santos (PL-RJ), as convenções precisam seguir a certificação de todos os requisitos exigidos na legislação eleitoral e em estatutos dos partidos.

Outro que aponta a tecnologia como aliada é o empresário e pré-candidato, Romero Reis (Novo). “O Novo sempre foi um partido que tem a tecnologia como aliada seja para a gestão interna seja para melhorar a vida das pessoas. Convenções virtuais ajudam a tornar o processo menos burocrático, mais rápido e econômico, em perfeito alinhamento com a vida atual, deixando para trás a velha política”, disse.

Indefinição

Já o presidente do PT Manaus, Valdemir Santana, afirma que é preciso ter uma definição, ainda, sobre a data das eleições para que possam se programar. “Há uma indefinição com relação às eleições, a gente precisa ter a certeza dessa data para poder se programar direito e fazer um cronograma de trabalho”.

A indefinição também ronda o PT Manaus. Mesmo tendo escolhido o deputado estadual Sinésio Campos, por meio de eleição interna como o pré-candidato do partido para disputar a Prefeitura de Manaus, a escolha vai receber uma análise mais criteriosa e “jurídica” por parte da direção nacional do PT, motivada por um recurso de apoiadores do deputado federal José Ricardo, adversário de Sinésio na prévia.

A decisão deve sair na próxima reunião do diretório nacional, prevista para a próxima semana.

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: André Rodrigues/TSE

Últimas Notícias

RR: CPI da Grilagem aponta possível favorecimento para filho de Denarium

O que está sendo descoberto de ações suspeitas por meio da CPI da Grilagem, impressiona. Durante a CPI, foram...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!