Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mudar o horário de divulgação dos dados do novo coronavírus no Brasil, o deputado federal José Ricardo (PT) afirma que os parlamentares da bancada federal da esquerda entrarão com uma ação no Supremo Tribunal Federal para que o governo federal publique com “transparência e veracidade” todos os dados da Covid-19 no Brasil.
Na sexta-feira, 5, Bolsonaro defendeu a divulgação mais tardia dos números da Covid-19 e as mortes pelo vírus no Brasil. Nos últimos três dias, os dados foram divulgados após as 22h (horário de Brasília), cerca de três horas depois do que ocorria diariamente, pelo Ministério da Saúde.
No novo modelo de divulgação, os números não contam o total de mortes e infectados, como acontecia desde o início dos casos no Brasil. A página chegou a sair do ar e, agora, disponibiliza apenas os dados das últimas 24 horas sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O histórico da doença no país foi omitido.
Para José Ricardo, o presidente está sonegando informações importantes e considera o ato grave e criminoso. “Isso é gravíssimo e pode ser considerado um ato criminoso, uma vez que a omissão desses dados põe em risco a vida da população e fere a Lei Federal nº 12.527/2011, de Acesso à Informação”.
Diante disso, em artigo divulgado pelo o parlamentar na manhã deste domingo, 7, ele afirma que a bancada da esquerda na Câmara dos Deputados irá tomar providências. “Essa irresponsabilidade, principalmente de Bolsonaro, precisa ser combatida. Por isso, os parlamentares da esquerda na Câmara Federal, com meu apoio, entrarão com ação no STF para que o governo federal publique com transparência e veracidade de todos os dados da Covid-19 no Brasil”, disse.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação