janeiro 21, 2025 20:29

Wilson Lima descarta nome do pai do vice-governador para procurador-geral de Contas

Com uma lista de 10 nomes para escolha do novo Procurador-Geral de Contas do Estado, entre os quais o do pai do vice-governador do Amazonas, o procurador Carlos Alberto Souza de Almeida, o governador Wilson Lima (PSC) descartou nomeá-lo para comandar o Ministério Público de Contas (MPC).

No Diário Oficial n° 34263, da última sexta-feira, 5, Wilson Lima nomeou o procurador João Barroso de Souza, que foi reconduzido ao cargo de Procurador-Geral do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), no biênio 2020/2022. (Confira o documento no final da matéria)

A escolha do procurador-geral de Contas é de livre escolha do governador do Amazonas, que é tirado de uma lista de 10 nomes enviada pelo presidente do TCE para o chefe do Executivo estadual. Ao ser escolhido, o novo procurador exercerá o cargo por um período de 2 anos.

Nomes

Na lista dos nomes, além do pai do vice, Carlos Alberto Souza, e de João Barroso, estavam o dos procuradores Evelyn Freire, Ademir Pinheiro, Elissandra Freire, Elizângela Marinho, Evanildo Bragança, Fernanda Mendonça, Roberto Krichanã e Ruy Mendonça.

Crise

Em agosto do ano passado, o procurador Carlos Alberto Souza ingressou com uma representação contra a Secretaria de Educação (Seduc) após denúncias sobre o transporte escolar. Entre as denúncias recebidas pelo então procurador-geral de contas, estavam do empresário Luiz Dantas da Silva, proprietário da Dantas Transporte.

Na época, a representação causou uma crise institucional na pasta da educação. O secretário da pasta no período, Luiz Castro (Rede), foi notificado para responder as denúncias do empresário.

‘Dou uma surra nele’

Ainda durante os depoimentos do empresário Dantas, o procurador Carlos Almeida disse que daria uma “surra” no filho, o vice-governador Carlos Almeida, quando o nome do vice é citado pelo dono da Dantas Transporte.

Confira a nomeação:

Últimas Notícias

Wilson Lima reforça segurança pública com entrega de armamentos, munições e equipamentos

O governador Wilson Lima (União Brasil) entregou, na segunda-feira, 20, mais de R$ 7 milhões em equipamentos para fortalecer...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!