Após a Justiça estadual determinar o afastamento do prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto (PT), por 180 dias por improbidade administrativa, o vice-prefeito do município Gustavo Braz (Cidadania) assumirá a prefeitura.
Segundo o Tribunal de Justiça, a decisão ainda cabe recurso.
O vereador Francisco Rosquiles Pessoa de Araújo informou ao O Poder que o prefeito despachou normalmente nesta segunda-feira, 8. “Hoje os procuradores da Câmara municipal receberam a decisão da Justiça. O presidente da Câmara deve dar encaminhamento a posse do vice hoje ou amanhã”, disse.
O Ministério Público apontou que o prefeito cometeu diversos descumprimentos de decisões judiciais em sentenças do 2º Grau, quando não cumpriu a sentença do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), que em 2018, suspendeu o processo licitatório, na modalidade de concorrência, realizada para a contratação de uma empresa prestadora de serviços de coleta e limpeza pública na cidade.
O juiz da 1ª Vara de Itacoatiara, Saulo Góes Pinto, atendeu à ação interposta pelo MP-AM, e determinou o afastamento do prefeito e encaminhou a comunicação ao presidente da Câmara de Vereadores de Itacoatiara para que tome ciência dos motivos que fundamentam esta decisão e intimou o MP sobre a sentença.
O Poder tentou contato com o Antônio Peixoto e com o presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara, Aluísio Isper Neto, ao longo da tarde desta segunda, 8, mas não teve as ligações atendidas.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação