Uma reunião foi realizada na tarde da última terça-feira, 16, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o presidente Luís Roberto Barroso, e o vice, Edson Fachin, e a maioria dos líderes partidários, além dos presidentes das Casas do Congresso, Rodrigo Maia (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senado), onde foi feita a escolha das datas para as eleições municipais.
Além de políticos, a reunião também contou a participação, via teleconferência, de médicos e cientistas.
Conforme escolhido no encontro, o pleito municipal deste ano não será feito em outubro, mas em novembro, com o primeiro turno no dia 15, e onde houver, o segundo, no dia 29 do mesmo mês.
A mudança na data ocorre em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Agora, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) deverá tramitar no Congresso, com as datas definidas.
Anúncio
Um dos principais anúncios do assunto é feito pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS), que divulgou um vídeo em seu perfil no Twitter confirmando a mudança da data e a escolha dos dias:
Fui informado de que o TSE e líderes partidários da Câmara e do Senado decidiram pelo adiamento das eleições municipais deste ano. Em razão da pandemia da Covid-19, era arriscado manter o calendário original. Ficou decidido então que o 1o turno será em 15/11 e o 2o turno em 29/11 pic.twitter.com/HEUDWIpYGG
— Lasier Martins (@lasiermartins) June 16, 2020
Da Redação O Poder
Foto: Nelson Jr/ Ascom/ TSE